“Predadores Assassinos”
Talvez… Crocodilos Assassinos!
Logo que vi o trailer de “Predadores Assassinos” (“Crawl”), eu já sabia que viria algo bom, ainda mais que passei o trailer todo, suspirando e virando o rosto. Eu simplesmente amo filmes que nos prendem a atenção - tanto que surto vendo-os; Ah e quando eles, nos causam frisson, e logo, esses filmes, são os de suspense, que na maioria nos deixam assim. O diretor francês Alexandre Aja, é mestre em nos dar sustos aqui. No time dos produtores do filme, temos Sam Raimi, que também produziu o soberbo suspense “O Homem nas Trevas” de 2016.
Eu realmente gostei dessa premissa, onde temos um cenário que contempla um desastre natural, com predadores - aqui, eles são os crocodilos, que devida as circunstâncias acabam invadindo algumas localidades. Se pararmos .para pensar é uma premissa básica, e simples, o contexto é que fortalece a história. Aqui temos uma jovem (Kaya Scodelario), que vai atrás de seu pai (Barry Pepper), em meio a chegada de um ciclone, para piorar as coisas, “alguns” crocodilos estão a solta, pois o local é propício, sendo o habitat deles.
Não consigo elencar uma cena como a melhor, pois o filme é soberbo nesse aspecto, ele é envolto de suspense e todas as cenas por si só estão postas ao gênero. Indo a recordar uma cena, eu vou na do início, bem no primeiro ato, quando Haley (Scodelario), chega na casa de seu pai e o encontra, e se você prestou bastante atenção na cena, onde ela desce no que parece ser onde ficam as tubulações, quando ela está se engatinhando no chão, brevemente neste plano, vemos no fundo uma sombra se mexer bem rápido, e para mim meus caros, esse foi o must. Óbvio que o filme é carregado de jump scare, que são mais que aguardados, mas não tão previsíveis, aí mora toda a tensão.
Talvez o que menos me agradou aqui, foi a computação gráfica usada na criação dos crocodilos, mas isso é o de menos, comparado a obra toda, claro que poderia ter seguido o molde de “Águas Rasas”, outro baita suspense, que também possui uma temática com predador e uma jovem em perigo e que houve mais efeitos práticos. Pepper e Scodelario, estão incríveis, mas é a jovem que rouba a cena… A tensão criada em cima de sua personagem e com a situação vivida aqui, é o outro must do filme.
O gênero de suspense sempre foi o meu favorito, criar toda uma tensão em cima de algo, ou alguém é magistral. “Predadores Assassinos”, é formidável nesse quesito, refletindo muito bem o gênero, o longa tem uma impecável montagem; ótima fotografia; aquela trilha sonora e um elenco, que traz baitas performances. É tudo o que eu queria ver num filme, com um animal predador dentro de um ambiente doméstico.
Nota: ★★★