“O Touro Ferdinando”
Uma animação para rir, se emocionar, e se conscientizar!
Vamos falar de uma animação que inicialmente, quando vi que o filme ia lançar, achei que era só mais uma animação infantil boba e chata. E quando comecei a assistir achei que era mesmo, mas eu me enganei! O filme é do diretor brasileiro (sim, brasileiro) Carlos Saldanha, também conhecidos pelos animações... “Rio” e “A Era do Gelo”. Só boas animações, além dele ser brasileiro!
O filme conta sobre um touro criado num local onde os touros são treinados para touradas e etc. Só que Ferdinando (com voz no original de John Cena) não gosta de lutar e acaba fugindo de lá e na fuga é resgatado e levado para morar com uma família onde plantam flores para venderem. E ele ama flores! Até que um dia ele decide ir ao festival de flores, como sempre ia com a família que cuidava dele. Porém, ele não é mais um bezerro e sim um touro enorme, e acaba fazendo uma bagunça no festival (sem querer, foi picado por uma abelha) e por ser visto como um touro agressivo é levado pra onde? Sim, para o lugar aonde ele era criado quando “pequeno”!
Ali ele revê seus conhecidos de infância, que continuam pegando no pé dele por não querer “fazer o que um touro nasceu pra fazer”, e se vê em apuros quando um toureiro decide levar um deles para a tourada. Nisso, um dos touros é levado ao matadouro. Então todos eles decidem unir suas forças e parar com suas desavenças para se salvarem da tourada e do matadouro, juntos com a Lupe (voz original de Kate McKinnon) uma cabrita, e três ouriços-terrestres.
O filme tem várias referências e cenas muito engraçadas, principalmente da cabrita Lupe e do touro Ferdinando, como outros personagens também. A trilha sonora é boa, e eu fiquei impressionada com a fotografia e com a edição. A riqueza de detalhes como um balde, pelos, as flores... De perto, nossa me deixaram de boca aberta!
O filme também traz uma mensagem sobre consciência sobre direito dos animais, como usar animais para divertimento (no caso do filme, touradas e afins) e uso da carne para alimentação. E esse tema que o filme trouxe, eu achei excepcional! Teve alguns momentos muito emocionantes, principalmente por causa da mensagem principal do filme, e essa emoção foi muito bem transmitida através da expressão dos animais em relação ao sofrimento. Com certeza, o diretor e o resto da produção, está de parabéns. O filme é certeza de altas risadas e conscientização pelo bem dos animais. Super recomendo!