top of page

‘Runaways’


Em ‘Runaways’ tudo se sente muito rápido, o foco se perde e há um elenco que não se encontra, é uma adaptação apressada e tediosa.


Na nova série do Hulu, em parceria com a Marvel Television, temos ‘Runaways’ dos quadrinhos, para as telas do serviço de streaming. O piloto não agrada nenhum pouco, é por vezes (em quase uma hora de duração) tedioso, a pressa por mostrar os personagens, apressa a trama e tropeça num visual forçado, um elenco que não cria empatia (há uma personagem só, que consegue fazer com que o público tenha empatia)... E por fim, a filmagem me deixou tonto, a câmera se mexer tanto, e que dá focos rápidos, que nos faz nos sentir meio que perdidos; está visualmente feia, essa produção nota-se ser “falsa”, não cuida para que a série seja boa e mostre qualidade.


Na trama (a dos quadrinhos também), traz seis adolescentes (interpretados por Rhenzy Feliz, Lyrica Okano, Virgina Gardner, Ariela Barer, Gregg Sulkin e Allegra Acosta), ricos (ricos mesmo, a maioria), são meio que “obrigados” a conviverem juntos em certos momentos, pelo fato de seus pais terem “assuntos de negócios” a tratar, (acontecendo isso, num período de anos), algo marca a relação destes jovens e num dia em que seus pais se reúnem para uma “reunião”, os jovens descobrem que seus pais não são o que eles pensavam que fossem, (alguns dos jovens e seus pais tem relações meio que conturbadas)... Bem eles pegam seus pais, praticando um tipo de um “ritual” e descobrem que eles são vilões na história... Eles entram em questões bem grandes, sobre como devem proceder diante ao que sabem, e esse é o ponto de partida da trama, mas não é só isso... Tem mais, muito mais!


Em ‘Once Upon A Time’, sabemos que a série não é lá a melhor série que existe; os efeitos visuais (muitos) são ruins, mas mesmo assim, o roteiro e as atuações se sobressaem, aqui em ‘Runaways’, tudo precisa ser revisto e ser notado. Se você gosta do gênero de super-heróis e leu os quadrinhos de ‘Runaways’, pode sim assistir e assim como eu, pode também ansiar por algo melhor. Em outro ponto eu notei a maquiagem de um dos personagens, e nossa ela está visualmente pesada e laranja, numa pela clara. Há uma pressa em ‘Runaways’ que a destrói, e sim a produção dela foi rápida... “Há mais você queria que demorasse?”; olha se demorasse e saísse algo bom, com certeza sim! Um exemplo de demora com a produção foi Westworld e vimos no que deu... Uma excelente série, que cuidou de tudo, com o tempo em que demorou em ser produzida!


O primeiro episódio de uma série logo quando ela começa pode mostrar e também pode dar indícios do que vem pela frente. Lá nos EUA, esse primeiro episódio de quando uma série começa, é chamado de “piloto”, pois nas emissoras de televisão, é feito um teste, se o piloto for bom, daí sim se pode dar continuidade à série. ‘Runaways’ está num serviço de streaming que a pouco foi aclamadíssimo por produzir a série The Handmaid’s Tale e ser a casa dela (série ganhadora de oito Emmys); os créditos do roteiro levam seis nomes, o que aqui se mostrou desnecessário; muitas pessoas, para algo que já tem uma base, os quadrinhos. Brett Morgen não dirigiu muito bem, a meu ver.


Eu sei que comparar ‘Runaways’ do Hulu, com os quadrinhos é horrível... Mas precisamos! ‘Runaways’ (aqui no Brasil, mais conhecida como ‘Os Fugitivos’, chegaram aqui em 2006) dos quadrinhos (sim eu li, não todos, mas eu li), criado em 2003, com roteiro de Brian K.Vaughan, e arte de Adrian Alphona e David Newbold, é um brilho de leitura dos anos dois mil, os diálogos são leves e transitam perfeitamente na trama, os desenhos são muito bem feitos; você tem empatia pelos personagens e vê um trabalho bom... Ok, eu mesmo já falei que adaptações estão sujeitas a adaptações, mas essa aqui não sabe lidar com o material de origem que é rico e muito bem feito. Uma pena!


Nos quadrinhos a personagem Gertrude / Gert é o alivio cômico, as falas dela são maravilhosas e o visual dela é incrível, a introdução dela na primeira hq de ‘Runaways’, já mostra que ela será uma baita personagem, com senso cômico e inteligência e ela foge do padrão beleza e estética, ela é uma jovem gorda e com cabelo colorido (linda, já me ganhou)... Barer é quem a interpreta na série, e é a única coisa boa da série a meu ver (desse piloto), ela sabe qual é o seu papel e parece que sugou a personagem dos quadrinhos.

Algo acontece, que antecede a trama da série... Bom esse fator é outra questões que deixa esse piloto “acelerado” e meio “chato”. São vinte minutos até sabermos o porquê de um tal acontecimento, que poderia sim ter se adiantado na trama. Muitas pessoas criticam as produções nacionais, mas o nosso país, é ótimo quando se fala em trama para jovens, um exemplo disso é a nova ‘Malhação’ (‘Malhação – Viva a Diferença’, que é muito boa), que sabe entonar elenco, trama, visual e etc... É uma trama rápida que prende; já ‘Runaways’ é chata, que chega até a entediar (pelo menos aqui nesse primeiro episódio).


Tanto a Marvel, quanto o Hulu devem prestar atenção com suas produções, e não só visarem o lucro... Os heróis nunca estiveram tão em alta, não é porque uma série de super-herói deu certo, que outra dará também. Não estou dizendo que ‘Runaways’ não dará certo (se não priorizar pela qualidade, pode ser que sim), o que eu quero dizer, é que deveriam ter trabalhado mais, essa primeira temporada pode refletir o caminho da série e sua existência, num tempo em que as séries, vivem seus anos dourados e são o “must” da tv e do streaming, e que elas vem e vão, assim como algumas veem, ficam e se consagram.


Em ‘Runaways’ vemos que eles tentam ter uma estética bonita com o visual da série, mas ao fazer isso, pecam em mostrar sobre o que a série é e quem são os personagens dela (propriamente dito, o roteiro), claro que a filmagem nota-se descuidada a princípio (eu pensei assim), e isso é um dos fatores que me chamou a atenção para a perda de “para aonde estamos indo?”. Há muito movimento com a câmera, o que realmente me desconcentrou. Outro ponto forte, é o elenco... Eles não se conectam, e isso é ruim, muito ruim, pois ‘Runaways’ nas hq’s fala sobre um grupo de adolescentes da Marvel, novos e frescos dos quadrinhos (bem, não tão novos assim). Sinceramente eu espero que os próximos episódios sejam melhores, e façam jus a adaptação de onde vem (eu espero, mas pelo que vi nesse piloto e no trailer, que contem mais cenas, isso pode demorar a acontecer).

‘Runaways’ é transmitida pelo serviço de streamig Hulu, que ainda não está disponível no Brasil.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

© 2014 - 2019 Pipoqueiros

bottom of page