‘Big Little Lies’
- Hewellyn Dal Negro
- 1 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

Alguém está morto!

‘Big Little Lies’ criada por David E. Kelley é uma adaptação do romance de Liane Moriarty de mesmo nome, que conta como as vidas aparentemente perfeitas de três mães de crianças de sete anos de idade – sendo as mães, Celeste (interpretada por Nicole Kidman), Madeline (por Reese Witherspoon) e Jane (por Shailene Woodley) – mudam quando alguém comete um homicídio. Intimaram-me pra falar da versão mães suburbanas de ‘How to Get Away With Murder’ e aqui estou. Não, isso não é um spoiler! Desde os primeiros momentos da minissérie nós sabemos que alguém matou e alguém morreu, mas só descobrimos quem são os envolvidos no último episódio. O que é maravilhoso para aquelas pessoas que assim como eu, adoram ficar criando teorias.

Eu como uma grande fã de Kidman, não pude deixar de acompanhar a série semanalmente. Preferi não ler o livro antes, pois sabia qual seria o plot (a virada), e não quis perder o gostinho das surpresas com cada detalhe da trama. Todas as personagens femininas foram muito bem escritas e são complexas. A Celeste de Kidman provavelmente será a personagem que mais cativará você na trama, mas prometo que a Madeline de Witherspoon e a Jane de Woodley também irão destroçar seu coração e são igualmente incríveis.

Inicialmente, parece só mais uma minissérie sobre pessoas brancas ricas se queixando de suas terríveis vidas com uma trilha sonora muito boa. Mas então a promessa de um assassinato prende o público, criando várias possibilidades com os flashbacks e interrogatórios policiais.
A cada episódio ‘Big Little Lies’ descasca camadas para revelar algo mais agressivo e perigosamente vulnerável. Enquanto Madeline e Renata (vivida por Laura Dern) cospem ácido, o drama se desenrola e se transforma em algo ainda mais dramático e triste do que apenas troca de insultos entre mães. Os momentos mais poderosos e fascinantes são os que ninguém diz nada, cenas onde o silencio fala por si só. O que Jean-Marc Vallée (o diretor) fez com as cenas mais tensas me deixou arrepiada dos pés à cabeça! Um estudo impressionante dos olhares e palavras não faladas que as mulheres usam para sobreviver.

Mulheres pensativas e vulneráveis em flashbacks, longos passeios de carro e olhares penetrantes com uma trilha sonora meticulosa. Quando Jane corre pela praia cinzenta enquanto o vento corta seu rosto, ela não precisa falar sobre suas frustrações; nós a sentimos. Quando Celeste sente que seu marido se aproxima e começa a tremer, ela não precisa gritar para nos informar que está petrificada. Até mesmo Madeline e Renata – as duas personagens mais propensas a explosões mordazes - expressam sua infelicidade com os olhares.

O sétimo e último episódio da minissérie (“You Get What You Need”) deixa escancarada toda a tensão que envolveu o telespectador ao longo das semanas. Nenhuma outra cena ilustrou esse horror como a climática do final - quando todas as mulheres se encararam em silencio e logo entendem tudo sem dizer uma única palavra. É um sentimento de solidariedade terrível e vital, que eu e muitas outras mulheres conhecemos muito bem.

Estrelada por Kidman, Witherspoon, Woodley, Dern e Zoë Kravitz a minissérie também conta com um elenco masculino e infantil incrível. Sendo uma produção de peso, eu acho que ‘Big Little Lies’ já era cotada como sucesso desde o início. A HBO é conhecida por suas grandes produções e como já era previsto, a série foi indicada a oito Emmys esse ano... Passou o rodo e levou cinco prêmios: melhor minissérie, melhor direção, melhor atriz coadjuvante (Laura Dern), melhor ator coadjuvante (Alexander Skarsgard) e melhor atriz em minissérie ou filme para a TV (Nicole Kidman). Sucesso absoluto, minha gente! Eu sei que prêmio nem sempre significa qualidade. “Feud” que o diga, né? Outra série incrível, mas que foi inacreditavelmente injustiçada nas premiações até então... Porém quando uma série é reconhecida pela crítica e público, ganha espaço na mídia e leva cinco Emmys para casa, a gente fica com a pulga atrás da orelha e querendo ou não bate aquela curiosidade. Então se você ainda não assistiu ‘Big Little Lies’, o simples fato de a minissérie ter sido um grande sucesso já é um bom motivo pra conferir.

Amizades femininas realmente fazem o mundo melhor e eu sentiria muita falta dessa minissérie incrível. Felizmente teremos uma segunda temporada, mas eu preciso confessar que isso me deixa um pouco atordoada e com um pé atrás. Quando a gente ama tanto uma minissérie (ou série) sempre fica com medo que a qualidade caia e junto com a decepção venha o flop (fracasso). Mas Nicole e Reese já confirmaram que, assim como na primeira temporada, estão totalmente envolvidas na produção. So, in Kidman and Witherspoon we must trust. Traduzindo… Então, em Kidman e Witherspoon nós devemos confiar.
Comments