“VMA 2017”
Uma premiação forte, com política esperta e direta. Shade e Pink entregando um dos melhores discursos que você poderia ouvir!
No “Video Musical Awards” deste ano, mais conhecido como “VMA 2017” foi apresentado pelo canal de televisão paga por assinatura MTV, na noite de ontem (dia 27/08). A programação ficou dividindo espaço no grande ecrã com a final da 7ª temporada de ‘Game of Thrones’, mas não se intimidou, fazendo uma incrível premiação.
A edição deste ano teve Katy Perry como anfitriã da premiação, que fez uma entrada suspensa vestida de astronauta (figura do prêmio do VMA) até chegar ao palco, ela estava bem cômica e politizada socialmente. A cantora deu recados e brincou com sua “chegada à terra” e de como ela se encontra, o que foi legal e interessante, ela até brincou com o fato do evento estar dividindo tempo em tela com ‘Game of Thrones’.
Temos um ‘VMA'’ que veio para entrar para a história... A premiação deste ano se fez diferente e perceptível a questão de direitos iguais para todos, já que mudou suas normas, onde eles eliminaram as separações entre categorias, que antes eram voltadas para homens e mulheres e ainda eles rebatizaram a estatueta entregue aos premiados, que antes se chamava “Homem na Lua”, passou a se chamar “Pessoa na Lua”.
O rapper americano Kendrick Lamar, recebeu oito indicações na premiação deste ano e levou seis prêmios, os das categorias técnicas em que foi indicado, o de melhor clipe de hip hop e o de melhor clipe do ano. Além disso, foi ele quem abriu as apresentações, com uma incrível apresentação com ‘Humble’ e com direito a fogo. Lamar só não fisgou o grande prêmio, o de artista do ano, porque foi para Ed Sheeran. A música do ano foi a ‘XO Tour Llif3’ de Lil Uzi Vert.
A premiação em si foi voltada a política e a sociedade (não propositalmente, mas merecidamente), forte e bem impactante, com Perry nos alertando para o futuro e com a filha de Michael Jackson, Paris Jackson, dizendo não aos supremacistas brancos e nos levando a lutar contra o ódio. Um dos lindos momentos da premiação foi voltado ao anúncio da criação da Fundação Heather Heyer, anunciado pela mãe da vítima morta na manifestação contra os supremacistas brancos, Heather Heyer; que ocorreu ainda este mês em Charlottesville, no estado da Vírgina nos EUA.
O que foi bem interessante, foi que os vídeos que concorriam na categoria de melhor luta contra o sistema (primeira vez da categoria na premiação). Os ganhadores dessa categoria foram:
Logic ft. Damian Lemar Hudson – ‘Black SpiderMan’;
The Hamilton Mixtape – ‘Immigrants (We Get the Job Done)’ (Imigração); Big Sean – ‘Light’ (Raça);
Alessia Cara – ‘Scars To Your Beautiful’ (Imagem corporal);
Taboo ft. Shailene Woodley – ‘Stand Up / Stand N Rock #NoDAPL’ (Meio Ambiente);
John Legend – ‘Surefire’ (Imigração e Immigration & Odio anti-muçulmano).
Você queria lançamento de videoclipe? Sim! E teve, a música ‘Look What You Made Me Do’ da cantora Taylor Swift (que a lançou na sexta, dia 25/08), foi uma das atrações mais aguardadas da premiação, onde o single pertence ao seu novo álbum, “Reputation”, e ao que parece uma nova fase dela, a cantora não compareceu à premiação.
Em minha humilde opinião, a melhor performance foi a da Alessia Cara, cantando ‘Scars To Your Beautiful’ (que é uma baita e incrível música). Ela performou o que a letra da música fala... Em plena e pura tradução... “Você é bonita (o) do jeito que você é...”. Em uma simples e explicita apresentação, a jovem que estreou a pouco tempo na indústria fonográfica, levou o do melhor luta contra o sistema e o de melhor videoclipe de música eletrônica por ‘Stay’ com participação de Zedd. Lembrando que ela ganhou dois dos quatro prêmios em que foi indicada.
Uma das apresentações que foi explicita a questão “shade”, foi o grupo Fifth Harmony, que ao fazerem as performances de ‘Angel’ e ‘Down’ em formato de medley, também se despediram de vez de uma ex quinta integrante do grupo, onde no começo da apresentação havia cinco garotas... Haviam, pois uma delas interessantemente foi jogada para fora (seria Camila Cabello? Óbvio que sim!). O grupo levou o prêmio de melhor videoclipe pop, por ‘Down’ com participação de Gucci Mane.
Também em uma nova fase, Miley Cyrus, que é bem conhecida do VMA... No “VMA 2013” muitos se “chocaram” a fase em que ela estava, e no “VMA 2015” a cantora foi a anfitriã da premiação, nesta edição ela entregou uma boa performance a lá country, para o single ‘Younger Now’.
Já Jared Leto da banda Thirty Seconds to Mars, prestou homenagem ao cantor Chester Bannington, que morreu em julho deste ano. Leto além de homenageá-lo, também deu uma mensagem a respeito de depressão e momentos difíceis.
Outro marco da premiação foi a performance de Logic com participação de Alessia Cara & Khalid (que por sinal, ganhou o prêmio de artista revelação), com a música “1-800-273-8255” (número lá dos EUA, voltado a prevenção contra o suicídio), depois do discurso de Kesha sobre suicídio.
Quem também fez uma performance muito boa, foi a cantora Lorde, que não podia cantar por problemas vocais, mas mesmo assim colocou a música ‘Homemade Dynamite’ para tocar enquanto dançava ao som da música.
Já Pink foi a homenageada desta edição, que além de fazer um medley de seus hits, também fez um baita e incrível discurso, o dedicando à sua filha.A cantora Pink foi à grande homenageada desta edição, recebendo o prêmio vanguarda award, além disso ela cantou seus maiores hits, numa grande performance e não parou por aí, quando a cantora fez seu discurso ela o voltou para a sua filha, onde ela falou de uma experiência que a menina teve.
“Querida, nós não mudamos. Nós pegamos nossos cascalhos dentro da nossa concha e fazemos uma pérola. Nós ajudamos outras pessoas a mudarem para verem mais tipos de beleza”. Finalizou Pink.
Confira outros vencedores abaixo:
Melhor colaboração Zayn & Taylor Swift – ‘I Don't Wanna Live Forever’
Melhor coreografia Kanye West – ‘Fade’
Melhor edição Young Thug – ‘Wyclef Jean’
Perry (por alguns momentos pendurada) encerrou as performances, performando junto a Nicki Minaj, a música ‘Swish Swish’.
Deixe-nos saber o que você achou desta edição do ‘VMA’, nos comentários!