top of page

‘Twin Peaks’: Guia Essencial com Seleção de Episódios, Personagens e Mais!


Provavelmente se você tem a minha idade (vinte e poucos anos) ou menos, você pode não ter visto a icônica série Twin Peaks, criada por Mark Frost e David Lynch, que foi ao ar nos anos noventa pela emissora de tv aberta americana ABC. Agora depois de 25 anos, a série ganhou um “comeback” (um retorno), pela rede de tv americana por assinatura Showtime, casa das séries “Dexter”, “House of Lies”, “Masters of Sex”, ‘The Affair’, ‘Penny Dreadful’, ‘Shameless’, ‘Homeland’ e ‘Ray Donavan’; o canal veio no ano passado anunciar o retorno da série, para uma 3ª temporada, sendo dirigida completamente por Lynch.


Seria triste você começar a ver a série e não saber do que se trata, então esse guia com base no guia original do Collider, servirá para aqueles que já viram a série, para quem vai ver e quem está a acompanhando (eu no caso)... E de antemão já cito aqui, a série é incrível, há suspense, drama, comédia e mais. Há fique avisado que haverá spoilers!


Antes confira o teaser trailer da volta de ‘Twin Peaks’:


 

Sobre a Série


Na trama da série que até então tinha duas temporadas, acompanhamos um misterioso assassinato de uma jovem, que é encontrada “morta, embrulhada num plástico”, no que seria há pacata cidade de Twin Peaks (nome dado aparentemente pelas colinas gêmeas, como vemos na logo da série). Fique atento que é uma série dos anos noventa, e mesmo assim ela é interessante, pela sua forma, seu roteiro, filmagem... Emfim pelo conjunto todo; o senso de humor bem bizarro da série é em si o seu “must”.


Laura Palmer, a jovem encontrada morta era a garota “perfeita”, até que o agente do FBI Dale Cooper chega à cidade para investigar o assassinato, e começa a descobri um outro lado da jovem, que muito poucos conheciam (ou nem conheciam), e claro também dos cidadãos icônicos da cidade, que também tem seus “mistérios e segredos”. A tensão, o suspense e o humor da série, foram o que a colocaram ela no mapa das séries e a produção dela também. Claro que o suspense a respeito de quem tinha matado a jovem se fez presente, mas a 1ª temporada não se preocupou em mostrar quem era ele ou ela... Com a pressão da ABC em cima disso, fez com que a 2ª temporada se preocupasse com isso, o que fez com que a série “meio” que afundasse (a primeira parte da 2ª temporada seria essencialmente ela toda, em minha perspectiva). As coisas principais da série são que ela gira em torno de Laura Palmer e sua morte, nossa entrada na mitologia desse mundo.

 

Guia de Quais Episódios Assistir


Estamos próximos da chegada da 3ª temporada da série ou melhor a sua volta, então como eu citei, para que você a entenda e caso você não possa a assistir todas as duas primeiras temporada inteiras (por questões de tempo), abaixo há os episódios que você deve assistir; claro que alguns acreditam que a 1ª temporada é brilhante, já a 2ª temporada nem tanto, porém o que deve-se acreditar é que Lynch perdeu o interesse no projeto, o que foi horrível, mas ele voltou.


1ª temporada, episódio 0: Piloto - “Northwest Passage”... No começo de tudo, há a cena icônica de Laura Palmer “morta, embrulhada num plástico”, e a apresentação de quase todos os personagens principais da série, locais e etc. Esse episódio é bem importante e traz esse suspense, para ser acompanhado, mesmo que não nos dê aqueles casos de série procedurais.

1ª temporada, episódio 02: “Zen, or the Skill to Catch a Killer”: Temos o agente Cooper em ação com sua bizarra metodologia de investigação, e põe bizarra nisso. Esse personagem é nossa passagem para a série e claro ele é um dos personagens que define o humor da série, e também nos dá a entrada para a mitologia subjacente da série através de um sonho que Cooper tem do sala vermelho e do homem de outro lugar.


Detalhe se você está começando, eu sugiro que você assista a toda a 1ª temporada.


2ª temporada, episódio 14: “Lonely Souls”: Esse episódio centra-se na resolução do assassinato de Laura Palmer, mas também mostra o porque da realidade de BOB, o porque ele importa tanto para a história.

2ª temporada, episódio 22: “Beyond Life and Death”: O final da série (até então era)... A série é sobre suspense e terror e suas insanidades em tela. Lynch retornou para dirigir, entregando o desfecho, onde há o confronto do agente Cooper com BOB.

 

Guia dos Personagens

Para o retorno da série Lynch, planeja encher a pequena tela (televisão), com personagens... Isso é, serão 200 nomes, que compõe a lista oficial do elenco para essa 3ª temporada onde inclui-se Laura Dern e Naomi Watts, talentos musicais também, como Trent Reznor e Sky Ferreira e quase todo o elenco original voltará. Importante: Michael J. Anderson, Lara Flynn Boyle, Joan Chen, Michael Ontkean e Heather Graham, não voltarão.


Agente Dale Cooper

(interpretado por Kyle MacLachlan)

A alma de ‘Twin Peaks’. O agente do FBI de fala calma, que gosta de café (esses são os melhores personagens... Sim eu amo café), icônico e bem metódico. Ele chega em Twin Peaks, no dia 24 de fevereiro de 1989, o agente Cooper vê sua vida mudada para sempre pelo mitos escuros que se espreitam sob a névoa despretensiosa da cidade do norte, que é bastante misteriosa. Chegando para inicialmente investigar o assassinato de Laura Palmer, Cooper finalmente encontra o café e a mulher (que é uma jovem), de seus sonhos. Na série o agente é forçado a entrar no temido alojamento sombrio em um esforço para localizar sua amada Annie Blackburn (vivida por Heather Graham, que não vai voltar para o retorno da série). Enquanto lá, ele encontra seu cópia do mal, que consegue sair do alojamento e prender o Cooper real lá dentro, deixando seu destino desconhecido. As pistas para o seu paradeiro final são escassas, mas em uma especifica no filme “Fire Walk With Me”, sua azarada amante Annie aparece para Laura para dizer a ela que “o bom Dale está no alojamento, e ele não pode sair.”.


Laura Palmer / Maddy Ferguson (interpretada por Sheryl Lee)

A garota “perfeita”, Laura Palmer. Depois de sua morte, os detalhes escuros são descobertos sobre a verdadeira vida de Laura Palmer: dependência de cocaína, um período sendo uma prostituta em um bordel local e uma vítima de abuso sexual quando uma criança e jovem adulta nas mãos de seu pai, Leland Palmer. Conhecida pela primeira vez por seu relacionamento com Bobby Briggs, ela continuou um longo relacionamento com seu colega James Hurley em segredo, bem como um breve relacionamento com o pai de Audrey, Ben Horne. Como todos sabemos, Laura encontrou um final violento antes dos eventos da série, morta por seu pai, enquanto possuído por um espírito demoníaco conhecido como BOB.




Lee também apareceu na série como Maddy Ferguson, a prima mais velha de Laura, só de cabelos escuros. Ela aparece como um dispositivo na trama para conduzir algo no namoro de James e Donna, ela se torna uma chave para desvendar o mistério central, ajudando Donna a encontrar o diário de Laura. Mas porque isso simplesmente não é uma série sobre finais felizes, Maddy também é morta por Leland Palmer durante o curso da série, seu corpo é escondido da mesma maneira como o de sua prima foi.

Importante: Não está claro se Sheryl Lee aparecerá como Laura ou Maddy, ou até mesmo uma criação completamente nova na 3ª temporada de ‘Twin Peaks’.




Audrey Horne

(interpretada por Sherilyn Fenn)


Audrey Horne é a filha do magnata de negócios Benjamin Horne. Não era uma amiga íntima de Laura Palmer antes de morrer, mas ainda mantinha sentimentos por sua colega depois de ter ensinado o irmão de Audrey, que é deficiente mental, Johnny. Meia desajustada na pequena cidade graças à sua tendência rebelde, ela têm uma paixão ardente pelo agente Cooper, em grande parte da série. Ela é um ingrediente completamente necessário para manter o mundo de ‘Twin Peaks’. No final da série, ao fazer uma posição política de desobediência civil, Audrey é pega em uma explosão manipulada.





Leland Palmer & Sarah Palmer (interpretados respectivamente por Ray Wise e Grace Zabriskie)

Um advogado dedicado que trabalha com o empresário Ben Horne, Leland é um cidadão bem conhecido e respeitado de Twin Peaks, graças à sua vida pública perfeita.


Quando Laura aparece assassinada, Leland Palmer se torna propenso a choques de instabilidade, jogando-se na sepultura de Laura em seu funeral, ostentando um cabelo repentinamente branco depois de matar um homem que ele suspeita ser o assassino de Laura e geralmente agindo como um homem à deriva. Leland é revelado a ser o assassino de Laura, sua própria filha, tendo sido tomado por uma entidade demoníaca conhecida como BOB, que periodicamente o possuía durante toda a sua vida depois de molestá-lo como uma criança. Como resultado, Leland molestou Laura durante toda sua infância e matou-a (depois matou sua sobrinha Maddy) em um ataque de raiva.

Sarah Palmer, a esposa de Leland e mãe de Laura sempre teve sua saúde mental (especialmente depois de anos de ser habitualmente drogada por Leland para dar-lhe uma chance de cometer seus crimes hediondos) desequilibrada. Mas depois da morte de Laura, ela começa a se aproximar mais de ser uma testemunha de suas visões, da entidade maléfica BOB. Em nosso último encontro com Sarah Palmer, ela diz: “Estou no alojamento sombrio com Dale Cooper.”.


Donna Hayward

(interpretada por Lara Flynn Boyle / Moira Kelly)

A melhor amiga de Laura Palmer, Donna passa a maior parte da série procurando incansavelmente entender o que aconteceu com Laura, assim como nós, os telespectadores. Em “Fire Walk with Me” (filme), é revelado que Donna não tinha absolutamente nenhuma ideia da extensão do quão sombrio era a vida de sua amiga, apesar de cada tentativa de tentar entender. Ao final da série, foi fortemente sugerido que Donna Hayward era um resultado do caso de sua mãe com Benjamin Horne, e que ela era na verdade a meia-irmã de Audrey.


Importante: Nem Boyle nem Kelly, que retrataram Donna respectivamente na série e no filme, voltarão para a nova temporada.


BOB

(interpretado por Frank Silva)

Uma entidade demoníaca que existe apenas para se alimentar do medo humano, ele possui seres humanos (principalmente Leland) e comete atos de estupro e assassinato. Dado o papel do BOB depois de acidentalmente ser capturado pela câmera durante a filmagem - para deleite de David Lynch – o vilão icônico de Frank Silva tornou-se uma das coisas mais terríveis nunca antes vista na televisão (realmente, temos vislumbres no final da primeira temporada e depois na segunda, com a morte de Maddy). Saindo do alojamento sombrio, BOB era um serial killer e estuprador em sua vida passada, agora preso em um plano alternativo de realidade para causar medo na cidade de Twin Peaks. Em torno de mesmo na infância de Leland (durante o qual é implícito ele abusou dele), BOB é o verdadeiro culpado da morte de Laura, e, finalmente uma manifestação de “o mal que os homens fazem.”. No episódio final da série, BOB é visto habitando o corpo do agente Cooper.



Bobby Briggs

(interpretado por Dana Ashbrook)


Um jovem vândalo, rebelde que também passou a ser capitão do time de futebol da escola. Oficialmente o namorado de Laura Palmer, Bobby manteve um longo caso com a casada Shelly Johnson. Nunca um modelo de moralidade.


James Hurley

(interpretado por James Marshall)


Um colírio para as mulheres de Twin Peaks, James vai no capricho interminável de suas emoções sempre em mudança, lutando constantemente um desejo para dar um passeio em sua moto para fora dos limites Twin Peaks, e nunca olhar para trás. James não têm muito a ver com o enredo geral da série, e Lynch o corta no final da série.




Benjamin Horne & Jerry Horne (interpretados respectivamente por Richard Beymer e David Patrick Kelly)

Ben é o homem mais rico de Twin Peaks, um empresário voraz que administra o único hotel e a loja de departamentos da cidade (sem mencionar One Eyed Jacks, um bordel onde Laura Palmer passou algum tempo lá e a sua filha também). Teve um caso com Laura. Ele desempenhou um papel na inevitável queda de Laura e ilegitimamente pai de sua melhor amiga Donna Hayward. No final da série, Ben é visto esperando pacientemente ao lado da cama de hospital de Audrey, um sinal de que ele só poderia estar indo para algum tipo de reabilitação de personagem.




Envolvido em um dos pontos de interesse menos interessantes do Twin Peaks envolvendo o Packard Mill (que provavelmente será descartado nessa nova temporada), Jerry compartilha o gosto de seu irmão por dinheiro, mas não tem intelecto.




Shelly Johnson e Norma Jennings (interpretadas respectivamente por Madchen Amick e Peggy Lipton)


Empregadas no Double R Diner e melhores amigas, Shelly tem só o ensino médio, e é casada com o motorista de caminhão abusivo Leo Johnson e mantem um caso com Bobby. Norma tem problemas semelhantes em sua vida amorosa, ela ama Ed Hurley (que é casado), apesar de ter uma bússola moral.




Denise Bryson

(interpretada por David Duchovny)

Embora Denise só tenha aparecido em três episódios da série, a personagem teve um enorme impacto sobre os fãs da série e da cultura pop em geral, sendo uma das primeiras representações de um personagem transgênero visto na rede de televisão. Anteriormente “Dennis”, Denise é um agente de DEA trazido para derrubar o anel de droga que atormentava o ventre de Twin Peaks.



Chefe Gordon Cole

(interpretado por David Lynch)

O Diretor Adjunto do FBI (e da série) é o superior imediato do Agente Cooper, Cole, é caracterizado em grande parte por sua necessidade de usar dois aparelhos auditivos com o máximo de volume, ainda ouvindo mal a todos ao seu redor e mantendo um grito próximo para competir com o ruído branco. Presente tanto em “Fire Walk With Me” quanto para a duração da série, ele foi eventualmente suspenso do FBI depois de atuar fora de sua jurisdição durante a investigação sobre a morte de Laura Palmer. Cole também teve um breve flerte com Shelly Johnson depois de encontrá-la no Double R Diner e descobrir que ele podia ouvi-la perfeitamente apesar de seus aparelhos auditivos.


Deputado Andy Brennan e Lucy Moran (interpretados respectivamente por Harry Goaz e Kimmy Robertson)

O deputado (e ex-policial) Andy Brennan, apesar de todas as suas deficiências (um conjunto de faculdades mentais pouco acentuadas, um estado emocional confuso) é um homem leal e foi um dos primeiros membros da lei a encontrar o corpo de Laura Palmer. Ele e Lucy Moran são um bom e cômico par, ambos “viajões” um com o outro. Apesar do breve caso de Lucy com Dick Tremayne, eles também são perfeitos um para o outro. No final da série, Lucy está se preparando para dar à luz a criança de Dick, que Andy vai alegremente cuidar com ela.


A Senhora da Tora de Madeira (interpretada por Catherine E. Coulson)


Em maior parte é transtornada mentalmente, ela ganha seu nome da parte pequena de madeira que carrega em seus braços em toda a hora. Muitas vezes dispensando conselhos e visões que a tora traz para ela, Senhora da Tora de Madeira ocasionalmente se torna um indispensável oráculo doida. Oferecendo conselhos a Laura antes do assassinato dela em “Fire Walk With Me” e fornecendo ao Agente Cooper o sinal que ele precisa para entrar no alojamento sombrio no episódio final.


O Homem de Salto, O Gigante, O Homem do Outro Lugar e o Único Homem Armado (interpretados respectivamente por Carlton Lee Russell, Carel Struycken, Michael J. Anderson e Al Strobel)


O Homem de Salto é um espírito do alojamento sombrio, uma figura vestida com uma máscara de gesso branca, com um nariz longo-pontudo e um terno vermelho. Ele salta, segura algo que parece mais como um estilingue e nunca fala uma única palavra.


Primeiro aparecendo para o agente Cooper depois do agente ter sido baleado, o gigante possui conhecimento quase incalculável sobre Twin Peaks e sobre o alojamento sombrio, entregando pistas-chaves sobre o assassinato de Laura e vagas advertências destinadas a manter o interesse amoroso de Cooper, Annie Blackburn segura. O gigante é o empregado de serviço de quarto idoso do Great Northern e ocasionalmente.


Embora ele não volte para a nova temporada (ou pelo menos, o ator original não), o Homem do Outro Lugar é talvez o habitante mais icônico do alojamento sombrio. Ele aparece como um anão em um terno vermelho e fala em um tom perturbador, manipulado (pela chamada inversão fonética).




Amarrado de perto com O Homem do Outro Lugar é O Único Homem Armado, também conhecido como MIKE, é um espírito assim como BOB, só que ele escolheu cortar seu próprio braço carregando uma tatuagem que amarrou os dois deles em vez de continuar matando. Pouco se sabe sobre O Único Homem Armado, além de sua habilidade de possuir o vendedor de sapatos Philip Gerard.

 

BOB, o Alojamento Sombrio e Mais...


Os vários personagens de ‘Twin Peaks’ tiveram seus momentos de reviravoltas na série, agora depois de 25 anos, nem tudo será lembrado, mas confira algumas coisas importantes para relembrar sobre aonde a série parou.


Ao investigar a morte de Laura, o Agente Cooper é atormentado por visões e sonhos de criaturas estranhas como MIKE, O Homem dO Outro Lugar, BOB e o Gigante. Esses personagens estão todos conectados a Sala Vermelha, que existe no alojamento sombrio. Na mitologia da série, o alojamento sombrio (é um lugar de puro mal), que existe em um plano extra-dimensional como uma “própria sombra” do alojamento puro (um lugar de puro bem). Como tal, inclui uma série de cópias que são falsas versões de pessoas reais.




Cooper encontra o Homem do Outro Lugar e uma cópia de Laura Palmer na Sala Vermelha, que é a nossa primeira introdução à mitologia. Eventualmente, aprendemos que o espírito maligno do alojamento sombrio, BOB (um serial killer e estuprador), habita hospedeiros que continuam seu trabalho. Na 2ª temporada, revelou-se que o pai de Laura, Leland Palmer, era habitado por BOB, o que o levou a abusar sexualmente e, finalmente, a assassinar sua própria filha (entre outras). Quando confrontado com esta verdade, Leland explica que ele conheceu BOB em um sonho (propriamente um pesadelo), quando foi abusado na cabine do seu avô, e “convidou-o para entrar”, embora nunca soubesse que estava possuído. BOB força Leland a se matar, e de lá, retorna à Sala Vermelha. Os personagens então se perguntam se BOB é “real”, ou apenas uma manifestação do mal que os homens cometem.


No final da 2ª temporada, Cooper é incitado a sair do alojamento sombrio (algo que só pode ser feito em um determinado lugar em uma certa noite com alinhamentos planetários), a fim de salvar Annie, por quem ele tinha se apaixonado e tinham sido capturados e levados para lá. Embora ele finalmente se sacrifica para libertá-la, quando retornamos à cidade, sabemos que ele ainda está preso no alojamento, e em seu lugar está BOB na forma de uma cópia de Cooper. É um final p*** final sombrio para a série original, mas Laura (ou sua cópia) diz a Cooper que ela vai vê-lo novament, dali a 25 anos. E graças a Lynch e ao Showtime, voltaremos a esse insano mundo.

 

O Que Sabemos Até Agora?

No momento não muito! A lista de elenco é grande, tendo alguns nomes em omissões. Muitos dos atores originais estarão de volta, embora alguns tenham falecido (incluindo Frank Silva que interpretou BOB).

Lynch dirige todos os episódios desta nova temporada, que terá 18 “partes” (em vez de “episódios”).

Algumas dessas partes serão exibidas como filmes de duas horas, outras serão de duração de uma hora. Mesmo as promos para a nova série foram sem diálogo, o que “impossibilita” previsões e teorias.


E sim ‘Twin Peaks’ vai chegar aqui no Brasil, pelo serviço de streaming do Netflix, onde eles irão exibir os episódios inéditos todas as segundas – feiras, a partir do dia 22 deste mês, um dia depois da transmissão original, lá nos EUA.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

© 2014 - 2019 Pipoqueiros

bottom of page