‘Girls’ - 6ª Temporada
Infelizmente para o meu desespero uma das melhores séries da atualidade chegou na sua temporada final... É a 6ª temporada da contemporânea série ‘Girls’ do canal de tv por assinatura HBO, está na sua reta final (ou temporada final), o que me abala muito já que eu amei demais o trabalho de Lenna Dunhan, como escritora / diretora / produtora e protagonista (atriz), de sua própria série, e para quem não gostou, que veja menos ou nem veja; mas saiba que está perdendo uma das maiores séries da atualidade (novamente), ela fala (ou melhor) mostra de forma dramática e humorada sobre assuntos como amizade, lealdade, traição, crescimento profissional e muito de crescimento pessoal, sexo e uma das melhores coisas... Ser você mesmo, apesar dos pesares.
Quando a série estreou lá em 2012 (eu nem fazia ideia da existência dela), a crítica a amou, já que a série tratava de questões do cotidiano de quatro amigas de seus vinte e poucos anos “mais ou menos mimadas”, lidavam com seus dilemas, frustrações, convicções e momentos peculiares em Nova Iorque; já o público (entendesse algumas pessoas) não gostaram tanto, pois me lembro (depois de conhecer a série), que algumas pessoas “acharam” o conteúdo da série um tanto “indecente”, pelo fato da protagonista não ser aquela de sempre vista nas séries (em muitas dessas séries, entenda-se magra), e ainda foram para cima da emissora, dizendo que a mesma que produz conteúdo original, “era” uma emissora de que mostrava e propagava “putarias”, pelo fato das cenas de nudez e sexo, mas ok, pode ser que haja muita sexualidade envolvida (daí entraremos num assunto aberto a fatores e isso não vem ao caso), o fato é que a série é sim original e me chamou e foi isso que mais chamou a minha atenção, pelo seu conteúdo.
As jovens Hannah (Dunhan), Marnie (Allison Williams), Shoshanna (Zosia Mamet) e Jessa (Jemima Kirke), não são as “donzelas” em perigo... Bem pelo contrário, elas lidam com seus dilemas pessoais e profissionais, e ao longo das temporadas vemos esses crescimentos que elas têm... A série pode sim ser considerada a nova “Sex and the City” também da emissora, só que com mais tempero e audácia, e sim ‘Girls’ não traz mi mi mi's (até pode) e sim verdades ditas e jogadas no rosto (na trama), o crescimento dos personagens é muito bem desenvolvido em cada temporada, pelo menos eu notei isso!
A série é visualmente incrível, fato disso são os sets... Todas as temporadas (creio eu), foram tiveram suas locações em Nova Iorque; eu amei aquela cena da balada em que todas elas vão, desde de elas indo até chegando lá, há o ar urbano, capturado pela fotografia e filmagem, as cenas da Hannah andando no Brooklyn, vemos os estilos das casas de lá (que são vistos em alguns filmes); incrível trabalho com a produção de design. Vemos fortemente e visualmente que a série une moda, gastronomia, design com incrível harmonia.
Se você procura uma ótima série, que mostra que crescer dói, mas te abre os olhos sobre como realmente crescer e lidar com o seu redor (tirando as loucuras), eu te indico ‘Girls’, mas não garanto total satisfação caso você não goste... Eu só a indico! Há fantásticos trabalhos com a filmagem, fotografia, roteiro, trilha sonora, figurino e claro um elenco maravilhoso... A não tem só mulheres não (apesar de elas serem a série em si), há os homens... Adam (Adam Driver), Ray (Alex Karpovsky) e o Elijah (Andrew Rannells), que rouba muito a cena.
Essa última temporada não saiu do eixo, como muitas temporadas finais de séries saem, a série se manteve original ao seu assunto e se manteve firme na sua narrativa, sinceramente eu não lembro de ter visto alguma temporada que eu não gostasse (claro nem tudo nos agrada, mas é o que manda o roteiro)... É por isso que eu a indico! Sabemos o quão boa uma série pode ser e o quão chata ela pode ficar, conforme suas temporadas, mas Dunhan soube disso e criou algo realmente bom e soube mostrar ele ou no caso “ela” (a série). Óbvio que também há um forte ponto aqui, boa parte das séries da HBO contém 10 episódios o que sim dá perfeitamente para construir arcos e fazer uma boa história.
Em sua maioria a série foi criada / escrita / produzida e ainda atuada por Dunhan, que também contou com produção executiva de Judd Apatow (produtor “O Virgem de 40 Anos”, “Ligeiramente Grávidos”, “Bem-vindo aos 40”, série “Love”), Ilene S. Landress (produtora série “Família Soprano”) e Jennifer Konner; como eu citei acima o conteúdo original da série é incrível e fez de ‘Girls’ essa obra-prima que ela é, e sim ela vai deixar saudades (pelo menos eu sentirei saudades), mas com o ar de missão cumprida pelo incrível trabalho, disso não tenha dúvidas!
A última temporada de ‘Girls’ vai ao ar todo domingo a meia-noite no canal de tv por assinatura HBO.