top of page

‘Westworld’


CUIDADO SPOILERS!

Abaixo resumos dos episódios 09 e 10 da 1ª temporada de ‘Westworld’.


Após o “incidente” de Maeve, Bernard a interroga, mas as coisas não funcionam como ele esperava, quem acaba sendo interrogado é ele, Maeve o lembra de que ele também é um robô (a Maeve está com tudo!), ela o comanda e por fim ela acaba se livrando dele.

Logan que capturou William e Dolores, não fica bravo com o William, pelos acontecimentos em Praiah, bem pelo contrário. Bernard vai atrás de Dr. Ford, ou melhor, primeiro na sala dele, depois vai até o encontro dele e pede para ter suas lembranças, já que novamente ele sabe que ele é um robô, e ameaça o seu criador, com a ajuda de Clementine (coitada); Ford da a Bernard o que ele pede, onde Bernard se lembra da morte encenada seu “filho”, dele ter matado Theresa e Elsie.


William quer ajudar Dolores, ele quer leva para fora do parque e Logan o lembra de que isso não irá dar certo, não só pelo fato dela ser uma robô, mas dele ter uma esposa lá fora, mostrando a foto dela (é aquela foto, que o pai da Dolores acha e vê e tem os surtos, ou melhor “lembraças”, agora tá explicado de quem é a mulher da foto!). Logan parte para mostrar para William que Dolores não é humana, cortando a barriga dela e mostrando as engrenagens (o que é doido e importante, pois sabemos de fato que essa passagem de Logan e William, pelo parque aconteceu no passado, creio eu).


Maeve está atrás de seu exército e ela começa recrutando o Hector, ela diz para ele que tudo ali (em Westworld) é vazio e que ela o quer ele, ao lado dela (que romântico), e ela diz pra ele que sabe sair desse inferno (que é Westworld), e em meio ao ato romântico deles, ela põe fogo na barraca onde eles estão. William acaba “aceitando” que Logan possa estar certo.

Teddy mais uma vez morre (cara, coitado), quem mata ele dessa vez é Angela, aquela moça loira do trem, que da as boas vindas a William, quando ele chega em Westworld, nos episódios anteriores descobrimos que ela é uma robô e que é uma dos anfitriões da época em que o parque está começando, bem ela relembrando Teddy, de que o Wyatt é uma invenção, pois quem mata todos os robôs originais de quando ela morava na cidade, era o Teddy e meio que ele se lembra disso (tenso...); ela também põe o Homem de Preto para dormir... E quando ele acordar, ele se vê em uma armadilha, que ele por pouco se safa; logo em seguida Charlotte aparece para ele e diz que Theressa morreu e diz que ele deve se preocupar com isso, já que Ford está construindo uma nova história para o parque, e ainda diz que ele deveria para com esse jogo dele.


Stubbs é informado de um sinal de Elsie, e ele vai atrás dela, mas meio que ele cai em uma emboscada, pois se depara com os índios, que também são robôs do parque, ele da comando para eles congelarem ou pararem, mas isso não adianta. William que “parecia” ter feito as “pazes” com Logan, matou todos do acampamento, todos os soldados, que são robôs, deixando Logan preocupado.


Bernard fica pasmo com todos as memórias que voltam pra ele, e com tudo o que aconteceu, mas ele quer saber de Arnold... Nisso Ford da ele mais lembranças do começo de sua criação e somos introduzidos a saga de Dolores, a procura de Arnold enquanto Ford explica a Bernard sobre Arnold, o passado e presente se condensam nessa cena, indo a uma reviravolta... Arnold morreu e que quem o matou foi Dolores (nossa), é o que Bernard diz a ela, e Ford gostava muito de seu amigo, tanto que o recriou como robô e deu a ele um novo nome, o de Bernard.


Dolores se depara com o Homem de Preto (sim é uma cena que intercala, o passado e o presente); quando Ford termina de dar as lembranças a Bernard, ele está repleto de emoções e pede para que Clementine mate Ford, mas Ford é mais esperto que ele, e reprogramou Clementine, Bernard pergunta para ele o porque dele ter deixado isso tudo ocorrer se ele já tinha os dois no controle... Ford diz que o piano, não desobedece o tocador e diz que queria que Bernard tivesse o conhecimento de tudo, e que eles fossem parceiros de novo, mas isso passou, ele comanda Bernard a se matar, logo depois que ele sair da sala e Bernard se mata!

 

“Estes prazeres violentos têm fins violentos.”


Na primeira cena, vemos Arnold construindo Dolores e a mesma diz... “Eu estou num sonho. Não sei quando começou... Ou de quem era o sonho. Só sei que dormi muito tempo. E então... Um dia, eu despertei. Sua voz é a primeira coisa de que me lembro. E agora, finalmente, entendo... O que você tentava me dizer. O que você queria, desde daquele primeiro dia.”, disse ela; isso concretiza o que teorias apontavam, na série há duas linhas de tempo, isso foi mostrado no episódio anterior (leia acima), logo depois somos transportados a nossa trama atual e quando vimos Dolores pela última vez ela estava em busca de respostas, que para ela não foram muito agradáveis, e ainda por cima seu conhecido (que ela não faz ideia de quem é), está de volta atrás dela... O Homem de Preto quer que ela diga a ele sobre o centro do labirinto, pois os dois estão a procura da mesma coisa, mas com objetivos diferentes; Teddy está a caminho de seu ciclo narrativo, quando um voz (a de Arnold), diz, “lembre-se”.


Dolores se recorda do labirinto, simultaneamente vemos ela levar o Homem de Preto, aonde está o labirinto... Ela diz a seguinte frase... “Ele termina onde eu nunca estive... Com algo que eu nunca farei”, e ela para em frente ao seu túmulo dela (num falso). O Homem de Preto diz uma frase importante que a alma da série... “Este lugar parece mais real do que o mundo real. Só que não é... Porque vocês não podem se defender e os convidados não podem perder. O que significa que tudo isso... É uma mentira.”;

Charlotte e Lee discutem sobre o futuro do parque e sobre aposentar o Dr. Ford. Maeve está pondo o seu plano em prática, que é o de sair do parque, agora ela conta com a ajuda de seu exército (Félix, Silvester, Hector e Armistice). Charlotte vai ao escritório do Dr. Ford, dizer a ele, que depois da apresentação da “nova história / narrativa”, ele irá se aposentar.



Uma das melhores cenas ação do episódio acontece quando dois “cirurgiões” estão mexendo e arrumando Hector e Armistice, um deles bem jovem, se passa, indo a se molestar com Hector e enquanto ele vai a fazer isso, ele põe um fone de ouvido, e na sala ao lado Armistice acorda e além de arrancar fora o dedo do outro “cirurgião” ela ainda da uma surra nele, Hector também acorda e mata o rapaz a sua frente... Nisso Maeve chega, e repara que os dois já conheceram os seus “criadores” e Armistice diz o seguinte, “eles não se parecem com deuses”; aliás, todas as ressalvas para a incrível e estonteante desempenho de Ingrid Bolsø Berdal; que plano sequência mais lindo; Maeve vai atrás de Bernard; Depois temos a revelação de quem o Homem de Preto é, algo que já era meio claro, que ele é o William, depois há (o que pelo menos eu esperava), uma linda cena de Dolores arrastando o Homem de Preto (o que nos remete ao primeiro episódio) e ela dá uma surra nele; em meio a isso ou antes disso, ela tem recordações do que é o labirinto, deixado a ela pelo seu criador, o Arnold; ela é atingida por William / Homem de Preto, depois Teddy a encontra e ela pede que ele a leve no lugar que ele prometeu, “onde as montanhas chegam ao mar”, que coincide (só que não) de ser numa praia onde está acontecendo a apresentação de Ford.


Maeve com a ajuda de Feliz, reativa Bernard; ela pede para apagar as lembranças da filha dela, mas há como, Bernard ressalva para ela... “As memórias são o primeiro passo para a autoconsciência. Como aprenderá com seus erros... Se não se lembra deles?”, diz o robô. William fica decepcionado com o brinquedo que representa o centro do labirinto, Ford aparece e diz... “Nossas histórias são só jogos, como este brinquedo.”, William ainda diz a Ford que queria que os anfitriões “fossem livres para revidar.”; Bernard diz a Maeve que tudo o que ela vem fazendo até agora, tinha sido programado por alguém (Dr. Ford), ela não aceita isso muito bem, e diz estar no controle, ela ainda se despede de Clementine. Após a apresentação mórbida e triste que Ford fez com Teddy e Dolores, Charlotte manda Lee para sua missão (sortudo, escapou).


Maeve dá inicio a sua agora conturbada fuga, onde uma equipe de seguranças do parque está atrás dela e de seu exercito e somos comtemplados com mais cenas de ação de Armistice e Hector. William e Charlotte aparecem para a introdução da nova história de Ford. Na fuga de Maeve, através da percepção de Armistice, somos introduzimos ao imenso complexo da área mais restrita aos funcionários do parque. Ainda na fuga de Maeve, pelos andares interessantes dentro do prédio do parque, podemos ver “robôs samurais” (parte do enorme parque, que é Westworld); Ela se despede de Hector.


Ford “conserta” Dolores, nisso Bernard aparece e Dolores tem memórias do passado, de como ela matou Arnold, os funcionários e os primeiros anfitriões, a pedido do próprio Arnold; Ford narra o que aconteceu no passado, que a robô consegui passar num teste que Arnold criou que era um labirinto, e que o segredo era uma atualização que ele fez nela, chamada de “devaneios”... Arnold não queria abrir o parque, pois os anfitriões estavam “vivos”; Ford e ele discutiram e Ford se enganou, a respeito de sua posição... Arnold mesclou a narrativa de Dolores a um personagem que eles estavam criando (o tal “Wyatt”), ele viu em Dolores uma novo filho, um que nunca morreria, ela e Teddy mataram o que todos daquela época, por último ela matou Arnold, que antes de morrer diz... “Estes prazeres violentos têm fins violentos.”.


Dolores questiona Ford, se ele os deixará (os anfitriões) saírem do sonho dele... Ford fala sobre a pintura de Michelangelo, que o pintor contou uma mentira e que... “O dom divino não vem de um poder maior... Mas das nossas mentes.”, e ele ainda pergunta a Dolores... Diga-me, Dolores. Achou o que estava procurando? E entende quem precisará se tornar... Se quiser deixar este lugar?... Perdoe-me.”, diz Ford. Maeve, tem uma noticia de seu passado; la se despede de Felix; ela chega ao trem, que deixará o parque. Ford diz a Bernard que Arnold não sabia como salvá-los (os anfitriões), mas ele Ford sabe, e Ford se despede de Bernard. Dolores tem uma conversa com ela mesma.


Maeve desiste de ir para o mundo dos humanos e volta para o parque para ir atrás de sua filha; Lee vai até o porão dos anfitriões aposentados, mas é tarde demais, eles saem dela e vão para onde está acontecendo a apresentação de gala de Ford, quem fica feliz com a chegada dos anfitriões é William / O Homem de Preto. Na apresentação de sua “nova história / narrativa”, Ford é atingido por Dolores e o mesmo morre, a robô começa a atirar nos convidados... Bernard fala o seguinte antes do acontecido... “Estes prazeres violentos têm fins violentos.”!





Bônus...

Você viu a cena pós-créditos? Armistice que ficou com o braço preso em uma porta, corta a metade do seu braço fora e vai para cima dos guardas!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

© 2014 - 2019 Pipoqueiros

bottom of page