‘Atlanta’ - 1ª temporada
Donald Glover é brilhante! Ele nos deu uma das melhores séries do ano! Uma série engraçada e dramática ao mesmo tempo, a nada fácil realidade, mostrada numa série maravilhosa!
A série segue Earn (Glover) um jovem que tem uma filha e que está se encontrando na vida, e precisa se encontrar rápido, pois ele não tem o emprego que quer e parece infeliz, a mãe de sua filha... Van (Zazie Beetz); seu primo rapper Alfred / Paper Boi (Brian Tyree Henry) e seu parceiro Darius (Keith Stanfield); somos introduzidos ao mundo dos rappers de Atlanta, através de Earn sendo o empresário de seu primo, que é atraído por encrencas, vemos algumas etapas da carreira do rapper; vemos os hilários pensamentos de Darius e a luta de Van, para manter sua filha e manter seu relacionamento com Earn... Além disso a série mostra fortemente o quanto ainda há preconceito contra negros, pelos brancos e pelos próprios negros, vemos também os níveis de classes sociais e muitas coisas que assustadoramente fazem parte dos dias de hoje.
O roteiro de Glover, Stephen Glover, Jamal Olori, Stefani Robinson e Fam Udeorjida é bem fresco e atual, a série satiriza certos pontos da sociedade e destacam muitos pontos, a respeito de “comportamentos” e “aparências”, tudo ao ponto de vistas dos negros, o quanto a um enorme preconceito com a cor da pele e rótulos, isso é muito bem trabalhado no roteiro; Glover criou uma série linda, onde vemos seu cuidado com a mesma, na sua atuação, escrita (roteiro), direção e produção.
Há muitos pontos engraçados na série. O personagem de Glover, usa do sacarmos constantemente, devido às situações que ele passa e vive; o ponto engraçado é do personagem de Stanfield, com seu senso bobo; Henry rouba a cena com seu personagem, o Paper Boi, que é rappaer e traficante, mas ele não um cara mal, ele vê como as pessoas se aproveitam dos famosos e como a mídia quer alguém para ser o vilão ou o mocinho, para terem uma história.
É nítido que quem muito rouba a cena e ganha o público (bem falo por eu, ela me ganhou) é a personagem de Beetz, que mostra ser centrada e preocupada com o mundo real, já que ela tem uma filha e a princípio vê que Earn não está numa condição financeira boa. A performance de Beetz na série é estonteante, e vem a ser a presença feminina da série.
A trilha sonora da série é forte, desde o teaser da mesma, que a anunciava, com a música ‘New Person, Same Old Mistakes’ do Tame Impala, de fundo, a músicas de Jeremih cantor R&B, a ‘After Party’ de Stanfield, que está na série e entre outros.
‘Atlanta’ é visualmente deslumbrante, e isso é ótimo, principalmente quando a série tem identidade visual e a série é impactante também por esse motivo... Um brilho nos olhos... Glover, Hiro Murai e Janicza Bravo foram incríveis na direção, os planos abertos são lindos, mostram paisagens e mostram bem o lado urbano, os planos fechados também são incríveis, um primor de produção de design, por Timothy David O’Brien e cinematografia, por Christian Sprenger.
Reforçar que o preconceito é latente é reforçar que ainda há muito que mudar; a série lida abertamente com os assuntos que ela se propõe a mostrar, e não deixa pontas soltas, a realidade das ruas são expostas, a realidade da fama é mostrada e o crescimento pessoal, com erros e acertos também é bem perceptível.