top of page

O quinto episódio de ‘Westworld’ pode ter reforçado a teoria sobre o Homem de Preto

  • Jonatas dos Santos Pereira
  • 31 de out. de 2016
  • 5 min de leitura

“Talvez eu esteja perdendo a cabeça.” – Dolores / ‘Westworld’.


Provavelmente nós também estamos, querida Dolores, nessa insana e espetacular série, que emerge o sci-fi e repagina o velho-oeste. O quinto episódio de ‘Westworld’, intitulado “contrapasso”, foi um dos episódios mais notável, dentre os episódios mostrado até agora na série (em nota, a série está deslumbrante mente espetacular!). A série que era pra estrear no ano passado, teve sua produção atrasada em meio a várias coisas, mais a principal era traçar uma história de inicio meio e fim, como dito por Jonathan Nolan e Lisa Joy, bem eles filmaram no ano passado (pelo que parece), até o quarto episódio da série, depois eles pararam para resolverem os “problemas” e tendo messes se passado, eles se reuniram para filmar o quinto episódio, que foi ao ar ontem à noite (dia 30/10); portanto o quinto episódio da série é o primeiro que foi produzido depois que os criadores e escritores da série planejaram exatamente para onde estariam indo com a trama, e o que tudo significa. Dado aos acontecimentos do quinto episódio, isso faz sentido, já que nos traz muitas informações, como a enorme menção ao misterioso co-criador do parque, o “Arnold”.


Cuidado... Spoilers a seguir!

Uma dessas “muitas informações”, foi o desenvolvimentos dos personagem William e o Homem de Preto, que em uma ótima teoria de um fã da série, podem ser a mesma pessoa. A teoria se baseia em que William (Jimmi Simpson), ao longo de sua jornada e aventuras no parque, com Dolores (Evan Rachel Wood) e Logan (Ben Barnes), no que são “possíveis” flashbacks, é a trama do Homem de Preto nos dias atuais (Ed Harris).

A coversa de William e Logan em Pariah



Quando William e Logan entraram na cidade de Pariah, eles estavam discutindo a história do parque, onde Logan revela que o parque está perdendo dinheiro e que a empresa dele está pensando em comprar o parque. Ele observou que o co-fundador de “Westworld” (o Arnold), se suicidou logo antes do parque abrir.


Bem o que a conversa pareceu interessante pois eles comentam do suicídio de Arnold como se fosse no passado recente e não é citado um lugar “há 30 anos”, como quando Ford, ou o Homem de Preto mencionam. Dolores, nesse episódio, diz que já fazem 34 anos que Arnold morreu.


Outra informação interessante foi que quando Logan está discutindo sobre o parque, ele menciona que o parque tem mais aventuras e perigos quando você vai mais além, observando que a entrada do parque é um “teste de mercado”. Pode ser uma coincidência, mas quando o Homem de Preto salvou o Hector (Rodrigo Santoro), da prisão, ele observou que Hector foi sempre um “teste de mercado”, para o seu gosto. Pode então ser que Logan, tenha introduzido a William o conceito de que alguns anfitriões do parque são muito familiares a “testes de mercado”.

A morte e a ressurreição de Lawrence



Logo no começo do episódio descobrimos porque o Homem de Preto manteve Lawrence (Clifton Collins Jr.), vivo por tanto tempo... Era para ele servir de reposição de sangue, para deixar o Teddy, vivo, já que mocinho perdera sangue. E depois mais tarde vemos William, Logan e Dolores conhecerem El Lazo, que mais tarde diz a William e a Dolores que eles o podem o chamar de Lawrence.


Sabemos que os técnicos do parque podem reparar e colocar os anfitriões novamente em serviço rapidamente, mas Lawrence parece que estar em uma narrativa de história (num loop), totalmente diferente em Pariah. E se baseando em narrativas diferentes, em episódios anteriores vimos que Maeve era uma mãe, antes de ser a dona do bordel; então sim Lawrence poderia estar num loop diferente a 30 anos, antes de ser o prisioneiro do Homem de Preto.


Ou Larence poderia ter uma cópia, pode ser possível que os anfitriões possam ser duplicados, podendo ele ser um líder de uma gangue em Pariah e ser um bandido em outra parte diferente do parque.

William está mostrando o seu lado mal



Outra coisa a se notar, foi que Logan empurrou William em sua visão de mundo “virtuoso”, no qual ele obteve uma vida mediana e posição mediana na sua empresa. Depois de ter “algumas” verdades jogadas em seu rosto, William se recusa a ajudar Logan a escapar da encrenca que ele entrou e levou William junto. Poderiam então William estar indo para um caminho sombrio e agressivo, sabendo que o Homem de Preto (Haris) é um (possível) dono de uma grande empresa, bem conhecida fora do parque, e será que seria essa a empresa onde Logan e William trabalham, que no futuro poderia ser a empresa de William, com a possível morte de Logan no parque (sendo um “incidente”, que aconteceu no passado).

O confronto entre Dr. Ford e Homem de Preto


Perto do final do episódio, Ford (Anthony Hopkins), confronta o Homem de Preto, no parque, parecendo que eles já se conhecem, pois nenhum se apavora ou se amedronta com a presença um do outro. Podendo o Homem de Preto ser um dos colaboradores ou investidor do parque. Voltando a episódios atrás, isso explica do porque de Stubbs (Luke Hemsworth), mencionar que o Homem de Preto ter ganhado o direito de fazer o quisesse no parque.

E o que tudo isso significa?


O triste pode ser que Dolores tenha ganhado consciência a 30 anos atrás e que foi reinicializada e posta naquele repetitivo loop dela (mas nos dias atuais ela pode estar tramando algo grande, como acabar com a p*** toda, no parque, dado a aquela cena da conversa dela e de Ford, onde ele a pressiona para saber se ela se recentemente falou com o seu antigo sócio, o Arnold (o que aparentemente morreu, e descobrimos, que ele é o criador dela), ela nega e diz que a última conversa que teve com foi a 34 anos atrás, que coincide na data da morte do mesmo; Ford se contenta, com o que ouviu, logo que sai de sua sessão particular de conversa com Dolores, a mesma que está sozinha diz... “Ele não sabe. Eu não o contei nada”). Lá vai o palpite.


De fato a história de William / Logan / Dolores, pode estar acontecendo a 30 anos no passado e nos está sendo mostrado um grande acumulo de acontecimentos para o será o grande “incidente”, que ocorreu no parque, e a partir disto, pode ser que Arnold possa ter feito um protocolo, ou ajuste nos anfitriões, antes dele cometer suicídio e que a voz na cabeça de Dolores é a dele, que ficou como lembrança e mensagem, e isso pega William, onde constrói a trama dela, já que Dolores está atrás do centro do labirinto, sendo que ele desempenhara um papel fundamental na trama, indo a construir o seu lado sombrio e ambicioso o tornando o Homem de Preto (Ou não é nada disso... o que também pode acontecer).


Westworld é transmitido às 23h00 no canal de TV paga por assinatura HBO, e também está disponível no serviço de streaming HBO GO.


Fonte: Collider.



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

© 2014 - 2019 Pipoqueiros

bottom of page