Em Série – Westworld
- Jonatas dos Santos Pereira
- 14 de out. de 2016
- 5 min de leitura

CUIDADO SPOILERS!
Abaixo resumos dos episódios 01 e 02 da 1ª temporada de ‘Westworld’.

No primeiro episódio, intitulado “The Original” somos introduzidos ao mundo de Westworld, pelo cotidiano de Dolores (Evan Rachel Wood), uma robô do parque, que é uma moça muito boa e parece “ser ingênua”, vários acontecimentos lhe ocorrem nesse episódio, ela vê sua paixão, Teddy (James Marsden), morrer, seus pais morreram, ela é agredida fisicamente por um homem de preto, que ela “não conhece”, mas ele sim, depois ele é estuprada e no dia seguinte ela não se lembra de nada, até porque ela não guarda memórias, ela é uma robô certo, pois memórias podem trazer certas emoções e não é isso que a administração do parque quer, imagina um robô (“anfitrião), atacar um humano (“recém chegados”), não seria nada legal para Westworld.

O que me intrigou nesse primeiro episódio foi o personagem do homem de preto (Ed Harris) que parece e deve ser um humano, isso explica ele saber sobre a Dolores e falar que aparecia para ela 30 anos... Então ele provavelmente é um frequentador nato de Westworld, e mais ele quer saber sobre o segredo dos robôs, ou ele quer que eles se rebelem, pois ele conhece cada passo e movimento deles... Outra coisa é o fato dele poder atirar nos robôs, pois só os humanos podem, que ele é um personagem perigoso é, mas ele também nos ajudará a desvendar a trama dessa primeira temporada e talvez a trama central da série.

O Dr. Ford (Anthony Hopkins), não culpou Bernard (Jeffrey Wright), o chefe da área técnica, que cuida dos sistemas dos robôs, por haver “uma falha” no upgrade deles, que seriam relances de sentimentos (e Bernard amou as atualizações, mas seus companheiros de empresa não), porque foi Ford que colocou essa falha no upgrade de suas criaturas, a partir daí dá a entender que ele pode querer ver as coisas irem além, ele mesmo afirma que eles foi longe demais com essa Inteligência Artificial, mas ele também pode não saber as consequências disso, ou pode? Ao aguardo dos próximos episódios.

Há uma cena em que o pai de Dolores (Louis Herthum), encontra um foto, de uma moça no que seria na cidade, num tempo bem afrente ao seu e ele surta com isso e começa a fazer certas indagações e começa a ter relances de suas vidas passadas no parque, logo ele é tirado de circulação pela equipe dos técnicos do parque e mais todos aqueles que receberam o tal “upgrade”, poderiam estar propícios a tal “falha”, logo os anfitriões com o novo upgrade, são retirados para averiguações, Dolores é uma delas, quando Bernard e Ashley a interrogam, vemos que Dolores é bem esperta e descobrimos, que ela é a anfitriã mais velha do parque.

No segundo episódio intitulado “Chestnut”, somos introduzidos a chegada dos “recém chegados” (os humanos), a Westworld, o que é bem interessante a um grande aceno a uma cena do filme; logo conhecemos William (Jimmi Simpson) e Logan (Ben Barnes), dois colegas de trabalho, que estão indo passar um tempo no parque, Logan é mais ansioso, já William parece meio receoso ao que está por vir nesse “parque” e ele é bem educado, ao contrario de seu amigo; quando eles chegam numa estação eles são recebidos e levados para trocarem de roupa, e adentrarem ao mundo das vestimentas do velho oeste, é onde há uma cena em que William pergunta a mulher (Talulah Riley), que o acompanha, se ela é humana o robô e a mesma responde... “isso imposta”, outra coisa meio assustadora e que nos faz ficar confusos.

Sobre as “falhas” apresentadas no primeiro episódio, há mais deslumbre delas neste episódio, que foca também e principalmente na personagem Maeve (Thandie Newton), que tem vislumbres de sua vida passada, em seus pesadelos, ela começa a se lembrar de sua vida passada no parque, na atual ela é uma cafetina, mas na anterior parece que ela era uma mãe solteira (ou não) e tinha uma filha e elas vivam tranquilas até um ataque de índios e do homem de preto, esse arco da história dela é bem interessante e como eu citei lá em cima, o homem de preto quer que os anfitriões se rebelem (creio eu), e ele quer algo do parque, então ele deve ser muito rico, a ponto de ir ali a 30 anos já e de conhece boa parte (se não todos, os anfitriões); logo o pessoal técnico avisa sobre as “falhas” de Maeve, que é levada, para ser concertada.

Há cenas bem interessantes de interações dos personagens de Maeve e Teddy, Dolores e Maeve, inclusive essa é a mais interessante, pois no que parece ser uma “possessão” Dolores sussurra algo no ouvido de Maeve, que meio que a assusta; uma das interações breves e legais foi a de William na cena padrão e repetitiva de Dolores, a conhecendo.

Nesse episódio vemos que Bernard tem uma relação bem intima com sua colega de trabalho Theresa (Sidse Babett Knudsen); o que é interessante, pois no primeiro episódio ela parecia não demostrar muito afeto por ele e é claro que isso é entendido, pelo fato deles não serem descobertos, mas ela teve uma conversa com Lee (Simon Quarterman), outro chefe de uma área do “parque”, sobre destronar Ford.

Num ataque do homem de preto, vemos que realmente ele sabe bastante sobre o “parque”, mas que não sabe o suficiente, um técnico repara no comportamento dele, mas como ele é considerado um recém-chegado eles desviam a atenção dele, que está indo a descobrir o que pretende (quero muito saber o que é).

Há uma cena em que Ford vai dar uma volta no “parque”, logo depois de rejeitar as ideias de novas atrações para Westworld, de Lee, nesse passeio, vemos que Ford, conhece muito bem o que criou e ele vai de encontra a algo, que mais tarde é nos mostrado, parece ser uma capela ou algo do tipo.

Na sala de cirurgia dos robôs, o inesperado acontece... Era para Maeve estar meio que “desligada”, mas ela acorda depois de vivenciar um pesadelo, e acorda bem numa sala toda de vidro, onde sua barriga está cortada, ela está nua em frente a dois caras, com roupas que não parecem de médico, ela logo pega um bisturi e os ameaça e foge da sala e vai adentrando nas instalações técnicas e operacionais de Westworld, ela entra em uma sala e vê seus companheiros robôs em espaços de vidros, sendo jogados e lavados (algo assim) e ela óbvio entra em pânico, e desmaia, logo os dois homens que iriam realizar uma cirurgia nela, a buscam, antes que percebam. No final do episódio, somos surpreendidos com Dolores indo para o seu quintal e pegando uma arma. Será que essa arma mata só os anfitriões ou mata também os recém-chegados? Ao aguardo de mais episódios.
Westworld é transmitido às 23h00 no canal de TV paga por assinatura HBO, e também está disponível no serviço de streaming HBO GO.

Comentários