“O Lagosta”
Insanamente lindo, trás toda uma profundidade, numa louca e divertida história de amor, com fundos a serem verdadeiros a ponto de serem cruéis. Yorgos Lanthimos e Efthymis Filippou trouxeram um roteiro maravilhoso e profundo, com uma direção fantástica de Lanthimos, para com um elenco também fantástico.
“O Lagosta” (“The Lobster”) tem sua trama num futuro distópico, onde as pessoas não podem ficar sozinhas, no caso solteiras, então se elas estiverem sozinhas, elas vão para um hotel, que tem um intuito de fazer com que você encontre sua “outra metade”, mas não é assim tão simples, a caçadas, pessoas com problemas, pessoas completamente com problemas e no final se você não encontrar sua outra metade, você vira um animal de sua preferência e é solta numa floresta, e há David (Colin Farrell), que está a procura de um amor; ele conhecerá dois homens que serão seus “amigos”, um homem manco (Ben Whishaw) e um homem com a língua presa (John C. Reilly), ambos também a procura de sua outra metade.
David parece ser bem solitário e não parece gostar muito de falar, depois de um incidente no hotel e vendo seu amigo manco se aproveitar de uma situação e mentira, formando um par com uma jovem, ele meio que parte para uma aproximação com uma hospede sem coração (Aggeliki Papoulia); David e ela se tornam um par e vão se conhecer melhor, dentro do hotel, mas longe dos solteiros. A mulher mata friamente o irmão de David (que virou um cão), depois desse ato, para testa-lo, ela descobre que ele não é a pessoa certa para ele, e seus caminhos se separam tragicamente, isso inclui a fuga dele do hotel.
Quando em fuga na mata, o homem encontra uma recepção, não muito calorosa, mas válida para o momento, ele se vê então na floresta perto do hotel, onde há uma líder (Léa Seydoux), dos solitários, ali é proibido qualquer contato que seja “romântico”, mas a principio não é o que David procura, já que seu romance anterior lhe casou sua estada ali na floresta.
Já estabelecido na floresta e sabendo que ali não é permitido “amar”, David se apaixona por uma mulher (Rachel Weisz), desse grupo, que também se apaixona por ele, os dois começam um romance secreto, mas não muito imperceptível, a medida que o amor deles avança, a líder dos solitários, descobre sobre eles, e claro não deixa barato, pois eles foram avisados das regras.
A atmosfera do longa que mistura drama, comédia e romance é inserido em deslumbrantes paisagens e sets, tanto o hotel, a floresta, as paisagens e a cidade, tudo é imerso na trama, a floresta que é onde a várias cenas da trama se passam, há animais que também são parte da trama; tudo parece meticulosamente maravilhoso, a profundidade da direção de Lanthimos com o resto de sua equipe, como parte da fotografia de Thimios Bakatakis, do design por Jacqueline Abrahams e a música por Johnnie Burn, são desconcertantemente, uma preciosidade.