top of page

‘Baskets’ 1ª temporada – Análise


Zach Galifianakis realmente é um palhaço, mas não é qualquer palhaço, é o drama que lhe caiu bem e a comédia que lhe completa e transborda e saí através de sua maravilhosa atuação em ‘Baskets’, série original do FX.


Criada por Galifianakis, Louis C.K. e Jonathan Krisel, ‘Baskets’ é a necessidade da realidade, em choque com o drama e comédia, que unidos são a tal da maravilhosa dramédia, mas no caso de ‘Baskets’, é o drama, que entona a maior parte da trama, Chip Baskets, na caso dos 40 anos, que foi estudar para ser um palhaço, em Paris, mas se viu só achando o amor na cidade do “amor”, sem dinheiro para sobreviver, só com seus estudos pagos (pela sua mãe), o palhaço se vê tendo que voltar para onde cresceu, levando com ele uma esposa Penelope (Sabina Sciubba), que não o ama, para Bakersfield, que é onde sua jornada faz a curva e se estabelece.



De volta a Bakersfield, Chip consegue um emprego, para trabalhar de palhaço, em um rodeio, seu modo de palhaço é bem diferentes dos outros, e ainda ele precisa se adaptar a fugir dos touros; ele não volta a casa de sua mãe logo de inicio, bem ele se hospeda num hotel; numa ida ao trabalho, Chip se vê numa situação engraçada e perigosa, que envolve sua vespa (moto) e uma abelha, que invade seu capacete. Logo depois conhecemos a personagem de Martha (Martha Kelly), uma agente de seguro, que acabará sendo sua melhor amiga; Kelly desempenhou um papel incrível, sua personagem é maravilhosa, o público consegue sentir uma pena dessa mulher e sabe que existem muitas Marthas por aí, aliás ela é uma incrível amiga.



Quando Chip se vê sem ter para onde ir, depois de não conseguir pagar o aluguel do hotel, ele se vê sem saída, a não ser ir viver com sua mão, que é o que acaba acontecendo. A Srª Baskets é uma das almas da série, e uma das ancoras de Chip, agora que ele está morando com ela; ela é uma mulher ardilosa e estuda tudo ao seu redor, mas no final do dia é um pessoa infeliz; Louie Anderson que é um homem, que interpreta a Srª Baskets, está no seu (se não), melhor papel, sua atuação é brutal e fascinante. Se não bastasse sua mãe para lhe apontar seus fracassos, Chip ainda tem um irmão gêmeo, que é “meio, bem sucedido” e é um pé no saco (e claro ele é interpretado por Galifianakis, que desponta no papel), que também lhe vê como um fracasso, mas o inveja.



A série é muito linda e tocante, Chip sabe que está no fim do poço, mas que não chegou completamente no final, mas pode e irá chegar, a volta para Bakersfield lhe traz várias emoções, seus dia-a-dias são uma luta, para ele, que cada vez mais se vê perdendo as forças; uma das vária cenas lindas da série é quando o palhaço chora, ao perceber a situação que está vivendo (foto da análise, lá em cima), a tristeza realmente o cerca. Chip irá aprender lições valiosas da vida e deixará suas prioridade (que não são muitas), de lado, para satisfazer sua família, em parte sua mãe.



Uma das coisas maravilhosas da série em ‘Baskets’ é a filmagem, a forma com foi filmada, tanto com planos abertos, para com os planos fechados, tudo se alinha com o roteiro de Galifianakis, C.K. e Krisel, junto também a uma trilha sonora fantástica e a um elenco estridentemente esplêndido. O FX vem se mostrando também uma boa casa para produções originais e acima de tudo ótimas. A série se continuar como a 1ª temporada foi, ou se superar, pode ser um dos melhores dramas da atualidade.

Baskets é transmitida, aqui no Brasil, pelo serviço de streaming do FOX Play, no canal FOX+, para assinantes de TV por assinatura.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

© 2014 - 2019 Pipoqueiros

bottom of page