Minissérie sobre ‘ISIS’ pode ir para a HBO com Bradley Cooper e Todd Phillips
Parte da equipe que trouxe a trilogia “Se Beber, Não Case”, pode adaptar o romance “Black Flags: The Rise of ISIS” de Joby Warrick, ganhador do prêmio Pulitizer. A rede americana de TV por assinatura HBO, está desenvolvendo uma minissérie de ‘Black Flags’, tendo Bradley Cooper e Todd Phillips servindo como produtores executivos para a série, Gregg Hurwitz (“V de Vingança”, “The Book of Henry”) está listado para ser escrever a adaptação e também será produtor executivo e conforme o Deadline, Tim Van Patten está a cargo da direção e também da produção executiva.
‘Black Flags’ irá falar sobre a história da ascensão do ISIS, desde as suas origens, até a sua atual difusão dos ideais terroristas em toda a Síria e o Iraque, tendo sua influência, sendo espalhada e levando medo por todo o mundo. Também há um pequeno ângulo, sobre um grupo de agentes americanos e internacionais, que tentam derrubar a organização. Cooper que leu o livro e gostou dele, estendeu sua mão para ele, assim como Phillips, os dois o virão então uma possível adaptação para uma minissérie.
Conforme a sinopse do livro:
Quando o governo da Jordânia concedeu anistia a um grupo de presos políticos em 1999, pouco percebeu que entre eles estava Abu Musab al-Zarqawi, um gênio terrorista e logo o arquiteto de um movimento dobrado islâmico em dominar o Oriente Médio. Em Black Flags, uma conta dirigindo personagem sem precedentes da ascensão do ISIS, do repórter ganhador do Prêmio Pulitzer, Joby Warrick mostra como o zelo deste homem e os erros estratégicos dos presidentes Bush e Obama levou a bandeira do ISIS sendo levantada sobre a enorme faixa da Síria e do Iraque.
Zarqawi começou por dirigir ataques terroristas a partir de uma base no norte do Iraque, mas foi à invasão americana em 2003 que o catapultou para a cabeça de uma vasta insurgência. Ao identifica-lo falsamente como a ligação entre Saddam e Bin Laden, autoridades dos EUA inadvertidamente estimulado como dispostos radicais para reagrupar para sua causa. Sua onda de decapitações brutais e atentados suicidas persistiu até a inteligência americana e jordaniana descobrirem pistas que levaram a um ataque aéreo letal sobre o esconderijo de Zarqawi em 2006.
Seu movimento, no entanto, resistiu. Primeiro chamou-se Al-Qaeda no Iraque, então Estado Islâmico do Iraque e da Síria, ou ISIS, seus seguidores se refugiaram no instável, bolsos sem governo na fronteira Iraque-Síria. Quando a guerra civil síria eclodiu em 2011, e, como os EUA, em grande parte ali estavam ISIS apreendido a sua chance de buscar o sonho de Zarqawi de um califado islâmico ultraconservador.
Com base em acesso exclusivo de alto nível para CIA e fontes jordanianas, Warrick tece emocionante, momento a momento de detalhes operacionais com as perspectivas de diplomatas e espiões, generais e chefes de estado, muitos dos quais previam uma ameaça pior do que a Al Qaeda e tentaram desesperadamente impedi-los. Black Flags é uma história brilhante e definitiva que revela o arco longo de ameaça extremista mais perigoso de hoje.