‘Stranger Things’: Matt e Ross Duffer criadores da série relavam planos para uma possível 2ª tempora
![](https://static.wixstatic.com/media/496aea_0ce15830ec264024b2ac4e7922ccf1a9~mv2.jpg/v1/fill/w_720,h_260,al_c,q_80,enc_auto/496aea_0ce15830ec264024b2ac4e7922ccf1a9~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/496aea_9343d153277743ba8207f9ee60f2960f~mv2.jpg/v1/fill/w_405,h_600,al_c,q_80,enc_auto/496aea_9343d153277743ba8207f9ee60f2960f~mv2.jpg)
Criados, escritos e dirigidos pelos irmãos Matt e Ross Duffer, os oito episódios da série do Netflix de terror-suspense ‘Stranger Things’, é uma das melhores série do ano; A trama se passa no ano 1983, na cidade de Hawkins, Indiana e segue um misterioso desaparecimento de Will, um menino, a partir disso coisas estranhas começam a acontecer, sua mãe move se na esperança de encontrar seu filho ainda com vida, os amigos de Will, vão atrás da verdade, eles se veem diante de um grande mistério, que envolve experimentos secretos do governo, forças sobrenaturais e uma estranha menina.
Durante uma entrevista para o Collider os irmãos Duffer, falaram sobre a reação tão extremamente positiva para a sua primeira série de TV como showrunners, quanto tempo eles desenvolveram a ideia antes que as filmagens começassem, oito episódios foi o comprimento perfeito para a 1ª temporada, se podem sempre fazer mais episódios por temporada, quanto tempo eles veem a corrida da série, querendo continuar a acompanhar estes personagens, e por que eles terão que trazer mais administradores no futuro, confira:
“Não! As discussões iniciais eram como, “Se pudéssemos filmar em qualquer série do mundo, o que seria?” Isto é o que veio isso. Mas, a linha inferior é que foram tipo de fazê-la por nós mesmos. Este é apenas algo que nós amamos, e você está esperando que outras pessoas respondem, mas por muito tempo, estávamos a apenas nesta pequena bolha. E nós só terminamos a, logo antes de ela sair. Então, a gente terminou, a última filmagem entrou, e dois dias depois, comentários foram saindo, e uma semana depois, as pessoas estavam assistindo. Tem sido um turbilhão, mas foi gratificante ver que as coisas que nós amamos nesses filmes antigos não foram esquecidas. As pessoas ainda estão no amor com este tipo de narrativa. Isso é ótimo!” – Ross Duffer.
![](https://static.wixstatic.com/media/496aea_33b97de402bc4605a1a164dd42dcc1a6~mv2.jpg/v1/fill/w_600,h_408,al_c,q_80,enc_auto/496aea_33b97de402bc4605a1a164dd42dcc1a6~mv2.jpg)
“O outro alívio para nós foi que não é só conectar com as pessoas que cresceram com essas coisas, mas ela também está trabalhando para outras pessoas que particularmente não sabe ou ama os filmes. Isso é um grande alívio.” – Matt Duffer.
“Eu estava desanimado. Um mês antes da série sair, eu estava em alguma Super 8 placa da mensagem. Eu não sei porque eu estava lá, mas alguém era como, ‘É como Terra para Echo .’ E eu era como, ‘Terra para Echo ?! Assista ET, e assistia a estes grandes filmes!’ Eu estava preocupado que a geração mais jovem não era tão familiarizada com esses filmes. Mas a grande coisa foi que eles realmente parecem ter entendido isso, e também entenderam que ele está fazendo referência a esse tipo de narrativa.” – Ross Duffer.
“Você sabe, não importa para mim, se eles acham que o nosso ponto de referência é Super 8 e Terra para Echo. Isso é bom. É divertido do que qualquer coisa, mas está tudo bem.” – Matt Duffer.
“Mas, eu acho que se eles não tenham visto esses filmes antigos, eles estão descobrindo-os.” – Ross Duffer.
“Eu espero que os leve a descobri-los. Espero que, se um público mais jovem vê-la, eles vão assistir as coisas como John Carpenter e pegar um livro de Stephen King, e eles entram em tudo isso. Espero que os leve para esse material.” – Matt Duffer.
Disseram os showrunners sobre a reação positiva do público, para com a série e se eles esperavam por isso.
![](https://static.wixstatic.com/media/496aea_b2e7fc23b96f4a108c7d75714f0dd97f~mv2.jpg/v1/fill/w_600,h_419,al_c,q_80,enc_auto/496aea_b2e7fc23b96f4a108c7d75714f0dd97f~mv2.jpg)
“Nós tivemos a ideia, e então nós éramos como, ‘Ninguém nunca vai nos deixar fazer um programa de TV.’ Nós sempre apenas trabalhamos com o material, para um filme. Foi um milagre. Duas semanas depois tivemos essa ideia, que jogou fora, porque nós ficamos tipo, ‘Quem é que vai nos deixar fazer isso?’ Nós não estávamos procurando trabalho na TV. Nós nunca tínhamos falado com ninguém, em toda a nossa vida, sobre a televisão. E então, temos um telefonema de Donald De Line e as pessoas que trabalham em Wayward Pines, e eles eram como, ‘Você quer se juntar a nós e ajudar-nos com esta série?’ Isso se tornou o nosso campo de treinamento louco. No momento em que terminamos a série, nós sabíamos como fazê-la. Tiramos as lições que aprendemos com isso e escrevi este script. No geral, tem sido cerca de dois anos e meio desde que surgimos com a ideia. Na verdade, no esquema de Hollywood, foi transferido rápido. Uma vez que a Netflix a comprou, fomos com um sinal verde e estávamos indo.” – Ross Duffer.
“Essa é a coisa surpreendente sobre a Netflix. Eles não mexem. É tão frustrante no mundo do cinema, porque eles simplesmente colocam as coisas em desenvolvimento e é muito difícil ir buscá-la. Considerando a Netflix, uma vez que comprei no quarto, estávamos indo. E começamos a fundição, antes tínhamos escrito o segundo script. Encontramos estas crianças, que caímos no amor com elas, e eles informaram os personagens, de uma forma significativa, e nos fez escrever melhor material para eles. Foi apenas uma experiência incrível. Estou preocupado que ela foi tão impressionante que isso nunca vai acontecer novamente. Fomos falar com Shawn [Levy], nosso produtor, e ele era como, ‘Só a saboreei-a. Nem sempre é assim.’ E eu sei que vai ser o caso. Existe uma grande quantidade de sorte e bom timing envolvidos, e a coisa Netflix foi muita sorte. Um monte de coisas se encaixaram e foi o nosso caminho, por isso me sinto muito sortudo.” – Matt Duffer.
Falaram os showrunners a respeito de terem contato antes com escrita, direção e produção e qual foi o tempo de desenvolvimento da ideia, para a série, antes de ser filmada.
“Sim, foi.” – Matt Duffer.
“Quando armamos o primeiro a Netflix, disse: ‘Esta é uma história de oito episódios’, e eles eram como, isso é a coisa surpreendente sobre Netflix ‘Ótimo!’. Eles não ditam. Eles não falam a ninguém que ele deve ser 10 episódios ou 13 episódios. Eles apenas dizem, ‘O que você precisa para contar sua história ?’, e isso é uma liberdade incrível que a maioria dos contadores de histórias que estão trabalhando no cinema ou na TV não tem. Isso é uma coisa muito recente. Na televisão, você tem que ter um certo número de intervalos para anúncios publicitários. Você está trabalhando em uma estrutura muito clara.” – Ross Duffer.
![](https://static.wixstatic.com/media/496aea_730f9aa20e354de28544118b603ae727~mv2.jpg/v1/fill/w_600,h_403,al_c,q_80,enc_auto/496aea_730f9aa20e354de28544118b603ae727~mv2.jpg)
“Em Wayward Pines, estávamos escrevendo para os intervalos comerciais.” – Matt Duffer.
“E você sabe quantos episódios que tem que ser, porque eles têm tantos slots. Ou com um filme, você sabe que não pode ser muito longo porque você não pode obter mostras de dentro suficientes. Você é muito trancado. Então, eu acho que é um momento emocionante. Podemos brincar um pouco com a forma e comprimento, e tudo isso, e é realmente apenas se resume ao que precisamos para contar a história.” – Ross Duffer.
“Mas mesmo que esta série tem sido bem sucedida, não há nenhuma pressão para torná-la em 13 episódios. As pessoas dizem: ‘Eles precisam fazer a maneira mais episódios’, mas eu gosto de pensar que uma das razões que funciona para as pessoas é porque está acelerado e que se sente como um filme, e isso é porque não é muito longo. Eu acho que, se nós empurrarmos para 13 episódios, nós teríamos que começar a vir para cima com todas estas aventuras besteira que estão acontecendo, que não estão vinculados diretamente para a tensão principal. Oito sentimos sobre a direita. Mas se estamos desenvolvendo uma 2ª temporada e parece que sete ou nove ou onze, a Netflix iria apoiar qualquer um desses comprimentos.” – Matt Duffer.
Disseram os showrunners sobre o comprimento e formato da série, que em sua 1ª temporada tem 8 episódios.
“Não sabemos, especificamente. Estamos muito cansados de fazê-la ir além do ponto que deveria. Você quer terminar com uma nota alta. Esse é o objetivo. Nós tivemos discussões iniciais, mas não temos muito pousou sobre ela.” – Ross Duffer.
“Parece difícil imaginar como uma série de sete ou oito temporadas. Ela só não sente como ela poderia sustentar isso. A certa altura, ela iria começar a sentir-se ridícula. E a Netflix também é muito favorável a isso. Independentemente de quão bem sucedida à série é ou torna-se, eles querem que isso acabe quando a história se sente como ela deve terminar. Eu não acho que eles querem ordenhar as coisas até o ponto onde ela comesse a se tornar obsoleta.” – Matt Duffer.
Falaram os showrunners sobre o tempo de execução da série e próximas temporadas.
![](https://static.wixstatic.com/media/496aea_50eacd1cf3b84c4d9bcfaf365ed3b9e2~mv2.jpg/v1/fill/w_600,h_414,al_c,q_80,enc_auto/496aea_50eacd1cf3b84c4d9bcfaf365ed3b9e2~mv2.jpg)
“Sim, gostaríamos de introduzir alguns novos personagens, mas seguindo com este grupo. Nós nos apaixonamos com as crianças e todos os nossos atores, por isso queremos ficar com eles. E agora sabemos o que eles são capazes. Eu sei que eu poderia jogar a David Harbour a bola rápida mais louca, e ele vai batê-la para fora do parque. Eu acho que nós vamos ter um monte de diversão, se vamos fazê-la.”, Disse Matt Duffer, a respeito de continuarem com a família numa 2ª temporada.
“Eu acho que nós vamos ter que.” – Matt Duffer.
“É complicado. A primeira temporada, nós tentamos torná-la tanto como um filme possível. O ato de equilíbrio é manter isso. Nós sentimos que é parte do que a tornou especial. Foi apenas esta pequena, pequena família fazendo este filme, e foi apenas as pessoas que estavam intimamente envolvidos. Não era uma máquina, como um monte desses programas é, onde você está apenas trazendo em todos esses diretores convidados. Então, é sobre como manter isso, mas também perceber que agora temos uma base de fãs e temos crianças que estão crescendo e ficando mais velhas, e temos que fazê-la em tempo, porque há também um monte de escrita para fazer. Isso, para nós, é o que nós ainda estamos tentando descobrir como fazer de uma forma atempada, enquanto ainda tentamos manter essa sensação muito cinematográfica.” – Ross Duffer.
“Há um monte de diretores incríveis lá fora, cujo trabalho nós amamos, e eu gostaria de perguntar e ver se eles iriam fazê-la.” – Matt Duffer.
Disseram os showrunners sobre a 1ª temporada ser toda dirigida por eles e Shawn Levy e se eles têm interesse em trazer novos cineastas para dirigi-lá.
A série está disponível no serviço de streaming do Netflix, já com todos os seus episódios disponíveis.
![](https://static.wixstatic.com/media/496aea_7f94bebeaea5495789a72d3f9f50d740~mv2_d_1280_1600_s_2.jpg/v1/fill/w_980,h_1225,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/496aea_7f94bebeaea5495789a72d3f9f50d740~mv2_d_1280_1600_s_2.jpg)
Stranger Things Poster - Criado por: Matt Ferguson.