top of page

Os produtores de Woody Allen, falam da abordagem digital do diretor


O diretor e roteirista Woody Allen, teve ao longo de sua carreira, 16 indicações ao Oscar, sendo essas indicações, por Melhor Roteiro Original e obteve 3 vitórias (sendo a última em 2011, para “Meia-Noite em Paris”), tornado se o roteirista mais indicado ao Oscar de todos os tempos.


Durante uma entrevista para o Collider, sobre o novo filme de Allen, ‘Café Society’, os produtores mais confiáveis de Allen, Letty Aronson (sua irmã) e Edward Walson (seu amigo), falaram sobre a transição de Allen para o digital com ‘Café Society’, confira:


“Ele não mudou realmente. É o mesmo processo, Woody está fazendo seu pensamento e, em seguida, sua escrita, fundição e você sabe que temos uma quantidade finita de tempo por causa de orçamentos para filmar o filme, mas não, o procedimento é o mesmo. É claro que é diferente, é o roteiro e os atores, esse tipo de coisa, mas o processo real é sempre o mesmo.”, disse Letty Aronson, sobre ela ter produzido todos os filmes de Allen, desde 1994, e como foi o processo mudando de década para década.


“Então eu conheci Woody cerca de 10 ou 11 anos atrás em um (Fundação Americana para a Pesquisa da Aids) evento da AMFAR. Nós meio que se tornaram amigos, parcialmente por causa de nosso amor mútuo pela música jazz e é isso que começou uma grande amizade. Quanto à minha incursão no cinema eu cresci no negócio de televisão a cabo. Meu pai foi o inventor da televisão a cabo e venho fazendo há muitos anos, programas de TV a cabo regionais locais no Nordeste da Pensilvânia e Nova Jersey. Cerca de 15 anos atrás eu sonhava em um roteiro inteiro para um filme, uma história infantil, na verdade, em um hotel no México. Eu nunca planejei se envolver na indústria cinematográfica. Eu sempre tive um grande amor por filmes, diretores e assim por diante; Eu gostei de filmes diferentes, mas eu realmente nunca pensei sobre a obtenção na indústria do negócio.

Após esse sonho algo vivo foi roendo meu coração para fazer um filme e no processo de tentar fazer esse filme me levou a fazer um filme com Andy Garcia e o diretor, Raymond De Felitta chamado de City Island. Eu trabalhei em que, como um executivo produtor, com participação menor no filme, investindo certo dinheiro nele. E eu tinha uma grande experiência com isso, mais uma vez, Woody e eu tínhamos sido amigos sobre cinco anos na época. E ele disse: “Edward, eu ouvi você trabalhar em um filme”, ​​e então nós apenas começamos a conversar sobre um projeto da Broadway, uma peça que ele estava trabalhando e, em seguida, a próxima coisa que você sabe por que eu acho que nós sentimos uma certa semelhança em nossos gostos de cineastas e alguns do tipo de trabalho e atores e diretores e cineastas que gostamos e por isso não parecia ser um bom ajuste para nós, então, trabalhamos juntos. O primeiro filme que fizemos juntos foi em 2012 filmado em San Francisco e Nova York, que era Blue Jasmine . E então este é o nosso quarto filme agora que concluímos, Café Society. Parece ser um bom ajuste entre nós e nós respeitamos e apoiamos uns aos outros também.


Como produtor, eu tento tornado a vida de Woody confortável e tão fácil quanto possível para permitir-se para criar sua arte e para fazer isso como produtor e Letty, claro, tem muito mais experiência. Ele já estabeleceu uma grande tripulação, entre Letty, sua produtora de linha, Helen Robbins, Suzy Benzinger, nossa figurinista, etc. Portanto, temos um grande momento e todos nós se damos bem e todos nós gostamos de sair para jantar juntos e isso é apenas um muito bom processo criativo para mim.”, disse Edward Walson, sobre ele se envolveu com a produção de Woody Allen.


“Quando ele finalmente afia em sua ideia ou duas ideias ou algo que ele vai dizer. “Eu posso fazer isso ou eu posso fazer isso” Estou feliz por dar a minha opinião, ele tem a palavra final por isso às vezes ele leva -a, às vezes ele não concorda e, em seguida, quando eu leio o projeto do primeiro roteiro que ele é muito aberto a qualquer pessoa dizendo: “Eu gosto dessa parte, eu não gosto disso, eu acho que é irrealista, eu acho que é ótimo.” Mas, no final, ele faz todas as decisões finais sobre tudo, desde o vestuário para o elenco para a tripulação para a música, tudo. Ele aprova todas as coisas e é a sua decisão final, mas ele está aberto para ouvir a sua opinião, definitivamente.”, disse Letty Aronson, sobre Allen estar aberto a ideias, para com os seus projetos.


“Ele não é uma pessoa grande técnica, ele estava muito preocupado com isso, mas, em seguida, nós tivemos sorte o suficiente para obter Vittorio Storaro para este filme. (...) Vittorio nunca trabalhou com digital, também, mas ele sabe que é o futuro e assim por Woody estava convencido de quando Vittorio disse que iria fazê-lo.” - Letty Aronson



“E eu acho que ambos meticulosamente tomamos medidas para tornar olhar digitais mais como filme do que muitos outros cineastas lá fora hoje que estão filmando em câmeras digitais. Acho que houve certo elemento artístico que foi colocado dentro dele e eles são ambos muito fonéticos sobre a luz e saber quando usar pistas de iluminação natural, ou o que deve usar a luz artificial. Eu acredito que eles desenvolveram uma maneira de criar uma qualidade mais semelhante a um filme com a iluminação, a hora do dia, e assim por diante. Eles foram capazes de dar mais da alusão de filme do que a maioria dos filmes digitais lá fora hoje.” - Edward Walson.


Disseram os produtores a de ‘Café Society’ ser o primeiro filme de Allen fimado com câmeras digitais, e como foi essa experiência.



“Para mim, é reconfortante saber por que eu tenho trabalhado com Woody e eu tive uma experiência agradável em todos os filmes que eu já trabalhei, mas especialmente em filmes de Woody. Eu trabalhei em O Encontro com Richard Gere e Oren Moverman e Confussões em Família com Raymond De Felitta, etc por isso é algo que eu realmente tenho levado a muito bem e me sinto bastante confortável no meio e ao meio ambiente. Fiz alguns trabalhos na Broadway, também, mas eu realmente aprecio o processo de filmagem. Algumas pessoas que se aborrecem sentadas em um set durante todo o dia e fazer muitas tomadas. Para mim, eu realmente gosto dele, eu adoro olhar para a expressão dos olhos dos atores, em particular em Café Society. Kristen Stewart tem esses olhos que falam, mesmo sem dizer uma palavra, eles são tão bonitos. E você sabe que este filme vai entreter tantos milhões de pessoas, é bom saber que seus filmes também são muito bons do ponto de vista financeiro. Ele recebe um grande elenco em um orçamento dimensionado. A razão pela qual ele está fazendo tantos filmes uma e outra vez, porque você pode ser bem sucedido financeiramente também porque eu acho que Woody em primeiro lugar é um artista, mas ele sabe que ele tem que também fazer um filme para o público. Nós tivemos essa discussão, ele tem que fazer um filme para o público e quer entreter o público. Eu acho que alguns cineastas fazem o filme para apenas si mesmos, mas eu acho que o Sr. Allen faz um filme para si mesmo e para o público e acho que ele tem uma boa sensação de que o público quer de geração em geração.”, disse Edward Walson, sobre Allen fazer um filme por ano e como outros fazem, mais de um como a Marvel.


“Bem, você sabe, interessante o suficiente, nunca, nunca vêm para cima. Ele nunca teve de convencer ninguém a trabalhar com ele. Ele trabalha com as melhores pessoas e são mais do que felizes em trabalhar com ele e eles simplesmente não compra em todo esse lixo de pessoas vingativas.” - Letty Aronson



“Eu acho que os filmes que são feitos também são realmente como você pode ver a partir de Woody para Letty a todas as outras pessoas envolvidas no filme e os nossos grandes atores e assim por diante, quero dizer que é um esforço colaborativo [fazer um filme]. E sim, o nome de Woody Allen está por trás desses filmes, mas é apenas uma grande obra de arte que muitas pessoas contribuíram para, ser feita por uma pessoa que eu realmente admiro não só como artista, mas como um bom ser de coração, quente, cuidado humano isso é muito respeitoso e um dos mais gentis cavalheiros que eu já conheci na minha vida. Fomos amigos por cerca de cinco anos antes de nós sequer pensarmos em trabalhar em conjunto e não há realmente apenas algo que é uma experiência maravilhosa trabalhar com alguém assim e algo que eu acho que todos deveriam sair para ver seus filmes qualquer idade, porque eu acho que seus filmes são ainda entretenimento a adolescentes até os avós.” - Edward Walson.


Disseram os produtores, sobre o modo em que o público deve ver os filmes de Allen, como o novo, ‘Café Society’, se devem baixar, quando tiver disponível nas plataformas de venda online, ou irem ao cinema, devido ao fato de sair um filme de Allen a cada ano.




Café Society ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

© 2014 - 2019 Pipoqueiros

bottom of page