Os benefícios e os perigos do app ‘Pokémon Go’
- Jonatas dos Santos Pereira
- 15 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Saiba mais sobre o app ‘Pokemon Go’!
Uma das grandes franquias da Nintendo, “Pokémon”, agora com com um aplicativo para smatphones, o ‘Pokemon Go’, leva os fãs da frânquia a imersão a serem treinadores de Pokémons, mesmo sendo no mundo virtual. O jogo móvel de realidade aumentada, a partir da Nantic, permite aos jogadores, capturar e treinar criaturas virtuais conhecidas como “Pokémons”, o jogo que foi bem recebido nas mídias sociais e na sociedade atual, o jogo leva as pessoas a fazerem exercícios, movendo se para fins do jogo, vem também fomentando ainda mais a alienação das pessoas frente a dispositivos tecnológicos.
O jogo conta com 151 criaturas originais, para serem capturadas e serem treinadas, mas só o universo “Pokémon”, conta com 700 criaturas. Mas ao longo do desenvolvimento do jogo, podem aparecer mais criaturas (ou não). O novo jogo e app parece ser um sucesso potencial, trazendo novas tendências.
Já adiantando, o app do jogo não está disponível no Brasil! Ele está disponível só na Nova Zelândia, EUA e Austrália. Vamos para uma rápida introdução aos números do app, ele foi instalado em mais de 5% de todos os dispositivos Android nos EUA, num prazo de dois dias de seu lançamento (numa comparação específica, foi mais do que Tinder atingiu). O Vale do Silício, nos ensina que sucesso não é medido em cima de instalações e sim em engajamento ativo. Pokemon Go, está sendo utilizado por mais de 60%, daqueles que o instalaram, que o coloca, logo atrás do (e prestes a superar) Twitter; ainda os jogadores falam e comentam do jogo no Twitter. Quando se trata em tempo gasto, usando o aplicativo por dia (drenando a vida da bateria de seu celular), dados da Web, mostram que “a partir do dia 08 de julho, o aplicativo estava sendo usado em média 43 minutos e 23 segundos, por dia, superando apps como WhatsApp, Instagram, Snapchat e o Menssenger”. Isso que o aplicativo nem chegou na metade das logas virtuais de smartphones do mundo. As ações da Nintendo, vem crescendo com a colocação do app em lojas de aplicativos, agregando um valor de US$ 7.5 bilhões.

As pessoas jogam o jogo nos seus smartphones e ainda praticam exercícios com o app; impressionante não é mesmo! Pois bem, as pessoas tem que andar distancias grandes, não a do sofá a geladeira, mas a distancia de sua casa há um parque ou a outro bairro ou rua perto ou longe de onde a pessoa se encontra, a fim de rastrear Pokémons, estocar suprimentos e lutar em batalhas “virtuais”. Mas vale uma atenção aí para este jogo que parece ser impressionante, deve haver cuidado para não ir parar em lugares estranhos, as autoridades locais da Austrália já anunciaram um lembrete de “cautela” e senso comum, para os jogadores que veem tendo quedas, arranhões e contusões, enquanto se distraem em suas buscas e a vigilância (do mundo real) e essencial, ainda mais para não tropeçar em um cadáver, ou se tornar vitima de um assalto.
Comments