Minissérie adaptada da obra de Margaret Awtood terá nome de ‘Alias Grace’
A minissérie é Alias Grace, terá a atriz e diretora canadense Sarah Polley, junto com Noreen Halper, que estão no comando de uma minissérie com uma adaptação baseada na obra ficcional de Margaret Awtood, que é inspirada em uma história real. A CBC anunciou a encomendou de seis episódios da minissérie que se chamará Alias Grace, tendo a co-produção do serviço de streaming Netflix.
O projeto começou a ser desenvolvido em 2012, como um filme pela Sarah Polley, mas acabou se transformando em uma minissérie quando foi oferecido ao CBC. No inicio de agosto as filmagens começaram em Ontário, Canadá, com produção da Halfire Entertainment, empresa de Halpern. Mary Harron, esta na direção e ainda não foi definido o elenco do filme.
Polley falou sobre o roteiro, o seguinte:
“Eu li pela primeira vez Alias Grace quando eu tinha 17 anos e ao longo dos últimos 20 anos eu li lo mais e mais, tentando chegar ao fundo disso”. "Grace Marks, como capturado por Margaret Atwood, é o personagem mais complexo, fascinante que eu já li... Eu não posso esperar para nós trazermos as muitas versões da emocionante história de Grace, e as questões que levantam, para audiências de televisão.”
O canal CBS irá transmitir a minissérie no Canadá e a Netflix fará a exibição internacionalmente nos países onde opera, incluindo o Brasil, mas ainda não há uma previsão de estreia.
O romance de Margaret Atwood, ganhou o Prêmio Scotiabank Giller em 1996.
A trama acontece por volta de 1843, acompanhando a vida de Grace Marks, uma imigrante irlandesa que trabalha na mansão de Thomas Kinnear como empregada doméstica na cidade do Canadá. Nancy Montgomery, governanta e amante de Thomas também mora na mansão, quando ambos, Thomas e Nancy são assassinados, Grace e James McDermot, um jovem que fazia serviços gerais na mansão, acabam se tornando suspeitos dos assassinatos.
Grace acaba fugindo da policia usando o nome de Mary Whitney, uma empregada que trabalhou na casa. Mary era uma jovem com um espírito livre que se recusava a aceitar sua posição social, Grace ficou muito abalada quando ela morreu alguns anos antes dos crimes serem cometidos.
Quando Grace é capturada é julgada e condenada à prisão perpétua, enquanto o jovem James é morto na forca. Quando Grace esta na cadeia, a mesma jura não se lembrar de nada do que aconteceu, fazendo com que o Dr. Simon Jordan, um especialista em doenças mentais, seja contratado por um grupo de pessoas espiritualizadas que tentam conseguir o perdão para Grace, esse mesmo grupo deseja reformar o sistema judiciário canadense. Para tratar de Grace, o Dr. Jordan usa métodos científicos para tentar desbloquear o bloqueio mental de Grace, para fazer com que ela consiga lembrar o que aconteceu na noite dos assassinatos. Durante o tratamento o Dr. Jordan acaba se apaixonando por ela, chegando ao ponto de ficar obcecado.
Depois de 30 anos na prisão, Grace foi exonerado pela morte de seu empregador Thomas Kinnear e sua governanta Nancy Montgomery.
A trama é contada por pontos de vistas diferentes, principalmente os do Dr. Jordan e de Grace.