FRIENDS - Crítica
- Franciele Lima
- 11 de mai. de 2016
- 4 min de leitura

FRIENDS, é uma série que apesar de ser um pouco antiga, digamos assim, adquiriu muitos fãs no decorrer dos anos e de suas temporadas, o humor e a união dos seis amigos, acabaram captando a atenção do telespectador, tanto que hoje em dia, depois de tanto tempo após o termino, a série ainda faz muito sucesso e deixa muitas saudades.

Os seis amigos Ross (David Schwimmer), Rachel (Jennifer Aniston), Monica (Courteney Cox), Chandler (Matthew Perry), Joey (Matt LeBlanc) e Phoebe (Lisa Kudrow), foram um grupo que lutaram para vencer na grande e competitiva cidade de Manhattan, os temas mais presentes na série são: trabalho, família, responsabilidade, dinheiro, sexo, compromisso e, sobretudo o amor e a amizade deles, tudo isso discutido no sofá do café chamado Central Perk, não é a toa que aquele sofá foi trocado duas vezes.

Friends, teve 236 episódios ao longo de suas dez temporadas, que foram exibidas originalmente nos EUA entre setembro de 1994 e maio de 2004, e nesse período foi um marco na televisão. A série foi obtendo um sucesso atrás do outro. A trilha sonora "I'll Be There for You" (Rembrandts),que é tão conhecida quanto o próprio programa, foi escolhida porque a mensagem que a música passa definem exatamente o significado da existência da série.
O ator Matthew Perry ofereceu à NBC em 1993, um roteiro de uma série que o mesmo criou sobre um grupo de amigos, a série se chamava de Maxwell’s House, a emissora recusou, por ter um projeto parecido em progresso, Friends. Antes dos produtores deciderem o nome da série sendo Friends, ela foi chamada de Friends Like Us, Six of One, Across the Hall, Once Upon a Time in the West Village e Insomnia Café.

O que as pessoas não sabem, é que originalmente a série era focada somente em quatro personagens: Monica, Ross, Rachel e Joey, Chandler e Phoebe seriam coadjuvantes. Joey e Monica eram pra ser o casal da série, e nos primeiros estágios do roteiro, os escritores cogitaram em escrever, o Chandler como gay. A trilha sonora “I’ll Be There for You” foi co-escrita pelos produtores da série David Crane e Marta Kauffman, junto com Phil Solem e Danny Wilde, da banda The Rembrandts. Todos os seis amigos se beijaram entre eles, apesar de que um beijo foi apenas imaginação (Monica e Joey no episódio “The One With The Truth About London”) e dois beijos que não aparecem (Monica e Rachel se beijam para reaver seu apartamento e Chandler beija Ross no aniversário de Joey, antes de ficar com a irmã deste último).
Ellen DeGeneres recusou o papel de Phoebe, igual a Janeane Garofalo que fez o mesmo, mas o seu papel seria o da Monica. Jon Cryer (o Alan de Two And a Half Man) e Jon Fraveau (diretor de Homem de Ferro e Mogli: O Menio Lobo), eram opções para serem o Chandler Bing, mas como pudemos observar eles não foram; e acho que não combinaram com o papel, mas Fraveau, acabou sendo depois um dos namorados de Monica na série. Courteney Cox seria a Rachel, mas depois de ler o roteiro do episodio piloto pediu pra ser a Monica.

O que muitos, não sabem é que Bruce Willis participou da série de graça, por causa de uma aposta que fez com Matthew Perry, quando o mesmo disse a Willis que, se Meu Vizinho Mafioso (estrelado pelos dois) estreasse em 1º lugar nas bilheterias, Willis apareceria em Friends sem cobrar nada e como podemos ver Matthew, ganhou a aposta e Willis doou seu cachê de Friends para uma instituição de caridade.

Courteney Cox foi a única do elenco principal a não ser nomeada para um Emmy; e mais, existe um show em Portugal chamado “Gato Fedorento”, e os seus produtores afirmam ter escolhido esse nome por causa da canção “Smelly Cat”, onde é uma das canções mais famosas de Phoebe na série.
A série fez tanto sucesso que houve até um boato sobre a série virar um filme deixando todo mundo feliz, pois a série este ano completou 20 anos! Houve até um trailer falso, o boato logo foi explicado por Marta Kauffman, co-criadora do programa a uma entrevista ao E!, onde a mesma disse “Nunca haverá uma reunião de Friends para os cinemas. Friends é sobre aquela época da sua vida, quando seus amigos são sua família e quando você tem uma família, isso não existe mais”.
A noticia de que não há chances da série virar um filme, foi muito triste, principalmente para os fãs, pois a série foi tão bem aceita, fez tanto sucesso, que acho que merecia um filme para mostrar o futuro dos seis amigos, pois vamos e viemos, o final da série não foi exatamente o esperado por todos né!
No dia 21 de fevereiro o elenco de Friends, Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, David Schwimmer, Matt LeBlanc tiveram presença no especial em tributo ao diretor James Burrows para celebrar seus milésimo episódio dirigido sendo 15 deles de Friends que teve exibição nos EUA.
O ator Matthew Perry, não pode comparecer a gravação do especial por causa dos ensaios de sua peça em Londres, mas enviou uma gravação da Inglaterra para não ficar de fora no evento.
Foi a primeira vez que o elenco completo se reuniu na televisão, mas não foi a primeira tentativa disso acontecer, a falta de tempo dos atores é um motivo que sempre atrapalhou para que isso ocorresse antes.

Comments