O Menino e o Mundo – Crítica
Uma das melhores animações que eu já assisti e o melhor de tudo, longa brasileiro.
A profundidade dos traços e a percepção dos tons de cores usados no filme, não são nem um pouco de forma abusiva, mas sim de forma criativa e estonteante de tirar o folego com uma música que embala o filme inteiro, capta todo o drama de um menino, desenhado com emoções e pintado com o profundo realismo para o drama e a alegria que ele viverá, na sua jornada.
Um filme limpo, que transcende todo um trabalho lindo e cuidadoso, uma história de um menino que perde seu pai, cedo e isso o afeta de certo modo, mas não o constrange, o torna viajante do mundão que está a sua espera, das coisas que nunca virá.
O filme é uma obra de arte, contrastando as aventuras do menino, com as histórias vividas pela sociedade. Em busca de seu pai, o menino encontra um homem que vai trabalhar em uma fabrica de algodão, logo depois ele vai para numa espécie de favela, onde um outro homem o acolhe e o menino o acompanha no seu dia-a-dia. A delicadeza, do longa, mostra a tristeza do menino que amava sua família, mas ela se desfez em partes, mostra a fragilidade e a imaginação e o som imponente o mostrando que é belo, seu pai lhe dera uma flauta antes de partir, a qual ele tocou e saiu as notas de uma música, que o menino houve no longa inteiro, é o som do povo, um som de alegria.
Simples mais de uma qualidade absurda, “O Menino e o Mundo”, mostra a prentenção e o posto em que o nosso país pode alcançar e que há sim muitos artistas que expressão a luta do povo, os estragos das indústrias e a crueldade com nossas matas que já não são o que eram e o consumo exagerado, levado a extremos, tudo num filme que não usa de falas, mas que se arrisca com as cores, brica com o imaginário e estipula a grandeza dos sentimentos nos rabiscos em um papel.
A trilha sonora que se vê marcada com uma única música para o longa, é marcante, fica na cabeça, linda, mostra que o som une e encanta a qualquer um. De extrema qualidade e impecável, um dos melhores longas de animação, desse ano.